Informativos

Informativo n° 06/2014 | 01/04/2014

 
 
  2ª Parte
Informativo n° 06/2014  |  01/04/2014
destaques da ABA
Um primeiro de abril para não se esquecer (e-mail recebido pela ABA)
 
 

Caros colegas da diretoria da ABA,

Hoje fazem 50 anos que as tropas do autoritarismo começaram a se deslocar de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro e de Brasília, com o fim de conquistar o poder da república pela força das armas. No dia 1º de Abril, foi dado o golpe de estado e os golpistas passaram a dominar o país em uma ditadura militar de 21 anos de duração.
Ao que eu saiba, (apenas) três antropólogos brasileiros foram diretamente vitimados pela força ditatorial: Darcy Ribeiro, ex-Reitor da UB; eu (Orlando Sampaio Silva), professor titular de Antropologia da UFPA, que, ao tempo, estava na diretoria da FFCL-UFPA, e o Roberto Las Casas, professor da UB. Este último se exilou na França. O Darcy Ribeiro foi “punido” pelo AI – 1 e eu fui “aposentado” pelo AI – 5.
Este é um momento de reflexão sobre este passado recente de nosso país. Os crimes praticados não devem ser esquecidos. Os criminosos da ditadura devem ser punidos. Tenhamos um compromisso com o nosso povo, para que a democracia e a liberdade não torne a ser subtraída da vida de nossa sociedade.
Eu tenho publicado um livro sobre o golpe e a ditadura militares e seus antecedentes: “A Vontade de Potência”, Chiado Ed., Lisboa, 2013.

Com minha saudação amiga e cordialmente,
Orlando Sampaio Silva

 
oportunidades
Concursos e seleções
 
 

Concurso para Professor na UFRR
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulga edital de concurso público para contratar nove professores com doutorado nas áreas de Agronomia, Administração, Psicologia, Direito, Biologia, Antropologia, Medicina Veterinária, Letras, Matemática e Engenharia Civil. Inscrições: 24 de março a 25 de abril de 2014. Informações:  http://ufrr.br/index.php/noticias/503-progesp-divulga-o-edital-para-professor-da-ufrr-em-varias-areas.

 
 

Vaga de Professor Titular: Urbanismo – New York University
Com o apoio da Fundação Mellon, a Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Nova Iorque convida candidaturas para três posições do corpo docente. Inscrições até 03 de julho de 2014. Informações: www.nyuopsearch.com/applicants/Central?quickFind=52013 / http://www.aaup.org/AAUP/about/censuredadmins/.

 
Pós-graduação
 
 

Vaga Post-Doc: Urban Ethnography Project, Yale University (EUA)
A Urban Ethnography Project, que faz parte do Departamento de Sociologia na Yale University, procura desenvolver uma comunidade de etnógrafos que trabalham nas áreas de raça, interação social, vida urbana, estudos culturais e desigualdade para fornecer um fórum de pesquisa e discussão em workshops, colóquios e conferências. Inscrições até 01 de abril de 2014. Informações:  http://www.yale.edu/sociology/UEP.

 
 

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – CAPES/CNPq
A CAPES e o CNPq tornam público a seleção de bolsistas para realização de estudos na Alemanha, nas modalidades de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Duplo Doutorado. O Programa tem por objetivo apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para realização de doutorado pleno, de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha. Inscrições: 13 de março a 28 de abril de 2014. Informações: www.cnpq.br.

 
publicações
Revistas – Novos números
 
 

Revista WCAA Déjà Lu, Revista eletrônica contendo 24 artigos de acesso aberto a partir de 22 de revistas membros do WCAA –  http://www.wcaanet.org/dejalu/index.html.

 
 

Revista Feminismos, publicação eletrônica, trimestral, internacional, de cunho acadêmico, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia – V. 01, Nº 03 (2013) –  http://www.feminismos.neim.ufba.br/index.php/revista.

 
 

Revista Retratos da Escola, periódico da área de Educação, é uma iniciativa da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) – V. 7, N. 13, Dossiê sobre Educação e Diversidade –  http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/issue/view/19.

 
 

Revista OPSIS, publicação semestral do Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás / Campus Catalão – v. 13, n. 2, jul./dez. 2013: Masculinidades –  http://revistas.ufg.br/index.php/Opsis#.Uw43s85nibF.

 
 

Revista Sociedade e Cultura – volume 16, número 1 (2013), Dossiê Antropologia do Lugar –  http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/issue/current/showToc.

 
 

Revista Tellus, com uma homenagem póstuma a Antonio Brand – Número 23 –  http://www.neppi.org/projetos/tellus_detalhes.php?id=373.

 
Chamada para artigos
 
 

Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE
A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE divulga a chamada de artigos para publicação de artigos nos seus números II, III e IV. Os números II (jan-jun 2013) e III (jul-dez 2013) corresponderam a artigos que versem sobre as diversas temáticas das Ciências Sociais e o número IV (jan-jun 2014) corresponde a uma edição que comporá um dossiê sobre o tema JUVENTUDES. Os trabalhos devem ser encaminhados para  cadernosdecienciassociaisufrpe@yahoo.com.br e a data limite para envio dos trabalhos é 30 de maio de 2014. Informações: Chamada.

 
 

Revista Visagem
A Revista Visagem, Revista eletrônica em Antropologia Visual e da Imagem, recebe colaborações para publicação da edição de lançamento. Envie artigos, ensaios, resenhas, vídeos, Fotoetnografrias e entrevistas, no período entre 01 de março a 30 de maio de 2014 para o e-mail  revistavisagem@ufpa.br. Informações:  http://www.ppgcs.ufpa.br/revistavisagem/.

 
 

Revista Iluminuras
A Revista Iluminuras (BIEV – PPGAS – UFRGS), divulga a chamada para publicação na edição n° 36: “Etnografias nos espaços citadinos: bairros, ruas, cantos e recantos”, que  reunirá artigos vinculados a Antropologia Urbana, com ênfase no espaço-tempo do bairro e as especificidades das dinâmicas construídas nesses territórios urbanos. Os artigos devem ser enviados para o e-mail  fabielabigossi@gmail.com até 30 de setembro de 2014. Informações:  http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/announcement/view/446.

 
 

Revista Campos
CAMPOS – Revista de Antropologia Social (ISSN 1519-5538), publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebe continuamente artigos, resenhas, ensaios bibliográficos, entrevistas e traduções em português, inglês, francês ou espanhol (para publicação na língua original) em fluxo contínuo. Informações: www.ser.ufpr.br/campos.

 
Lançamentos – Livros 2013
 
 


OLIVEIRA, Roberto Cardoso de (2013), El índio y el mundo de los blancos. Una interpretación sociológica de la situación de los tukuna. México: CIESAS.
VELHO, Otávio (2013), Capitalismo autoritário y campesinado. Um  estudio comparativo a partir de la frontera em movimiento. México: CIESAS.
VELHO, Gilberto (2013), La utopia urbana. Un estudio de Antropologia Social. México: CIESAS.

 
 

DAWSEY, John C. (2013), De que riem os boias-frias? Diários de antropologia e teatro. São Paulo: Editora Terceiro Nome.

 
 

DAWSEY, John C.; MÜLLER, Regina P.; HIKIJI, Rose Satiko G. e MONTEIRO, Marianna F. M. (2013), Antropologia e performance: ensaios na pedra! São Paulo: Editora Terceiro Nome.

 
 

DULLEY, Iracema e JARDIM, Marta (2013),  Antropologia em trânsito: reflexões sobre deslocamento e comparação. São Paulo: Annablume.

 
 

LEITE LOPES, José Sergio e CIOCCARI, Marta (orgs.) (2013), Narrativas da desigualdade: memórias, trajetórias e conflitos. Rio de Janeiro: Mauad.

 
 

LEMÕES, Tiago (2013), A família, a rua e os afetos: uma etnografia da construção de vínculos entre homens e mulheres em situação de rua. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas.

 
 

MIGUEL, Luis Felipe (2013), Democracia e representação Territórios em disputa. São Paulo: Editora Unesp. ( http://www.editoraunesp.com.br/catalogo/9788539305001,democracia-e-representacao)

 
notícias da mídia/outras
Biblioteca do Museu do Índio/RJ distribui livros sobre indigenismo
 
 

A biblioteca do Museu do Índio/RJ está distribuindo, gratuitamente, o livro Memória do SPI – textos, imagens e documentos sobre o Serviço de Proteção aos Índios (1910-1967). O livro tem  492 páginas, em tamanho álbum, contendo três partes: 1) Uma iconografia indigenista de todas as regiões do Brasil, envolvendo mais de 400 fotos, além de iconografia administrativa e de mapas históricos sobre terras indígenas; 2) 57 anos de política indigenista, seção onde 25 articulistas, entre eles João Pacheco de Oliveira, Antonio Carlos de Souza Lima, Priscila Faulhaber, Sidnei Peres e  Carlos Guilherme Valle, discutem a política indigenista do SPI; 3) Fontes para a memória, onde é apresentado um histórico da formação do acervo do fundo SPI, depositado no Museu do Índio, além de exemplos de documentos históricos e uma bibliografia do SPI atualizada até 2011.
Os que desejarem ganhar um exemplar do livro, deve solicitá-lo à biblioteca do Museu do Índio, no e-mail  divulgacao.cientifica@museudoindio.gov.br, enviando seu endereço completo, com CEP. Aqueles que moram no Rio de Janeiro devem retirá-lo na biblioteca do Museu do Índio.

 
Centro mexicano de antropologia lança biblioteca Brasil-México com obras de brasileiros
 
 

Um dos títulos é de Otávio Velho, antropólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-diretor da SBPC.

 
Criada associação de pesquisadores antropólogos de língua portuguesa
 
 

A AILPcsh surgiu na sequência de onze  Congressos LUSO-AFRO-BRASILEIROS DE CIÊNCIAS SOCIAIS cuja primeira edição remonta a 1990.
Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste).
Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.
A AILPcsh foi legalmente constituída como associação de acordo com o enquadramento jurídico português, tendo os seus estatutos sido aprovados em 2 de março de 2012.
As principais atividades da associação são a organização do seu Congresso, em regime de itinerância entre os países de língua oficial portuguesa e a criação de plataformas de incentivo e promoção de redes de pesquisa e publicações.
A AILPcsh pretende afirmar-se como um canal de política científica fundamental na promoção de um espaço de cooperação entre os cientistas sociais de Língua Portuguesa.
A presença da antropologia na Associação e nos anteriores CONLAB tem sido fundamental. É uma área disciplinar onde os cruzamentos em língua portuguesa têm sido muito importantes não apenas e nem principalmente para nos fecharmos num mundo “lusófono” mas pelo contrário como forma de nos assegurarmos de um lugar no mundo global e internacional. Julgo que podemos ter aqui uma plataforma importante para conectar associações científicas e assegurar a força internacional e a rede da nossa disciplina em crescimento em várias universidade e países no mundo. O caso por exemplo das relações da antropologia entre Brasil-Moçambique-Portugal-Timor Leste e suas conexões com outras partes do mundo parece-me particularmente exemplificativa.
O texto do historial da associação está no site  http://www.ailpcsh.org/a-associacao/historial-e-missao.html e o link para o congresso aqui  http://www.ailpcsh.org.

 
Os índios Tupinambá e a cobertura enviesada
 
 

O Observatório da Imprensa publicou o artigo, de Daniela Fernandes Alarcon e Patrícia Navarro de Almeida Couto, sobre a cobertura da imprensa acerca do caso Tupinambá, analisando o que acontece dia 26 de março de 2014 e recuperando alguns elementos da cobertura da “revolta do caboclo Marcellino”, um levante indígena ocorrido nas décadas de 1920 e 1930.     

 
Nota de repúdio do PPGAS/UFSC ao pedido de anulação da demarcação da Terra Indígena Morro dos Cavalos
 
 

 
Manifesto em defesa da Comunidade dos remanescentes do Quilombo São Roque – Praia Grande/SC
 
 

 
PF investiga Fraude no Ministério da Saúde
 
 

Edital destinado a alugar veículos para Secretaria Especial de Saúde Indigena foi manipulado.

 
Campanha pela conservação da Serra da Mantiqueira
 
 

Foi lançado o sítio Mantiqueira Viva e uma campanha da AVAAZ para o tombamento (pelo CONDEPHAAT) de um corredor ecológico de 45 mil hectares, ligando o Parque Nacional do Itatiaia ao Parque Estadual de Campos do Jordão.

 
Carta aberta das comunidades socialmente atingidas pelo empreendimento Minas Rio
 
 

 
Luiz Eduardo Soares: “Acabou o sossego para as elites brancas brasileiras”
 
 

O imperativo de desmilitarização das polícias brasileiras tem aparecido com cada vez mais força e maior frequência no debate público, em especial dentre os setores mais progressistas.

 
APEB busca contatar antropólogos que tenham participado da Associação
 
 

Se você participou da APEB, relate sua história escrevendo para presidente@apebfr.org. A Presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB), Marina Melo, está buscando reunir antropólogos que fizeram parte da Associação para comemorar seus 30 anos de existência. Ela esteve com a Presidente da ABA em Paris reiterando o convite para que participe da comemoração. Carmen Rial, que foi diretora da APEB no final dos anos 80, estará presente no evento previsto para o dia 2 de maio, na Maison du Brésil. A APEB teve um papel importante na luta pela democratização do Brasil divulgando na França a campanha pela Anistia e das Diretas Já.

 
Carta aberta Grupo de Trabalho Amazônico – GTA/RO
 
 

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova o fim da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e vai se consolidando o processo de destruição das florestas de Rondônia.

 
Quilombolas do Amapá cobram a regularização de suas Terras
 
 

Lideranças quilombolas convocam uma coletiva de imprensa para expor suas demandas e amorosidade da regularização fundiária nos territórios quilombolas.

 
Bolivianos culpam Brasil por enchentes e desejam processar o país por danos e prejuízos de bilhões de dólares
 
 

 
Importante vitória das Pessoas com Doenças Raras
 
 

Dia 30 de janeiro foi assinada a portaria, publicada no DOU 199/2014, que cria a Política de Atenção Integral à Pessoa com Doenças Raras.
A coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da ABA, Adriana Dias, que auxiliou o Ministério da Saúde na formatação da mesma, foi convidada pelo Ministro Alexandre Padilha para discursar na ocasião. Como antropóloga e pessoa com doença rara destacou o isolamento social das família no Brasil e a importância do SUS.
A portaria beneficiará 15 milhões de pessoas que não tinham acesso a tratamentos no SUS, visto que existem 8 mil doenças raras.

 
Belo Monte: Ensecadeira rompe e alaga canteiro de obra do Sítio Pimental
 
 

 
Federação Internacional de Direitos Humanos investiga espionagem da Vale e do Consórcio Belo Monte
 
 

Missão veio ao Brasil motivada por atuação insatisfatória do governo Dilma nos casos denunciados em 2013.

 
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support