Informativos

Informativo n° 04/2014 | 20/02/2014

 
 
  RBA expande atividades da Graduação
Informativo n° 04/2014  |  20/02/2014
destaques da ABA
ABA CONCEDE DESCONTOS NA CAMPANHA DE ANUIDADE 2014
 
 

Pague agora e ganhe um desconto. Até 31 de março, é possível antecipar o pagamento de sua anuidade 2014 (vigência: 01/04/14 a 31/03/15) e usufruir do desconto da campanha de anuidade. E este ano, você pode pagar diretamente pela internet, através do sistema seguro Paypal. Telefone agora para a ABA – 0xx (55) (61) 3307-3754 ou envie e-mail para  aba@abant.org.br, verifique sua situação e coloque em dia sua anuidade. Confira aqui as condições da campanha.

 
Nova carteirinha pode ter sua foto
 
 

A carteirinha de associado 2014 poderá ter sua foto. Para isso, é necessário que a envie no tamanho 3X4 e em JPEG (extensão do arquivo), para o e-mail  aba@abant.org.br logo que efetuar o pagamento. Quem não enviar a foto, receberá a carteirinha tradicional, sem foto, que a partir de 2013 passou a incluir o número de registro do associado.

 
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
 

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras
Data: 03 a 06 agosto de 2014 
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Site:  http://www.29rba.abant.org.br

Os editais do Prêmio Pierre Verger estão disponíveis. Inscrições até 10 de março de 2014.

X Edição de Filmes Etnográficos / Inscrições on-line, com o envio dos filmes, via e-mail, para a Coordenação do Prêmio.
Clique aqui para ler o edital.

VII Edição de Ensaios Fotográficos / Inscrições on-line com o envio das fotografias, via e-mail, para a Coordenação do Prêmio.
Clique aqui para ler o edital.

O prazo para submissão de propostas para Minicursos e Oficinas, propostos exclusivamente por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA, é até 10 de março de 2014. Para propor, o associado deve estar em dia com suas anuidades da ABA.

Consulte as regras e prazos:   http://www.29rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=26;

Para se inscrever/submeter sua proposta, acesse o link:   http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa. Caso já tenha se cadastrado no site da RBA, para se inscrever/submeter sua proposta, acesse o link:   http://www.29rba.abant.org.br/home;

 
Nota da ABA em repúdio as declarações do Deputado Luiz Carlos Heinze (PPR-RS)
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia torna público seu repúdio às declarações do deputado Luiz Carlos Heinze (PPR-RS) que afirmou em  audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara em Vicente Dutra, no norte do Rio Grande do Sul: “o mesmo governo… seu Gilberto Carvalho também é ministro da presidenta Dilma. É ali que estão aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta, ali está alinhado. E eles tem a direção, que tem o comando do governo “. Na mesma ocasião, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) incitou os agricultores a armarem-se contra eventuais ocupações indígenas. A ABA junta-se à FUNAI para exigir que se faça justiça e que tais crimes sejam investigados e que os deputados respondam por “falta de decoro parlamentar”.

Carmen Rial
Presidente da ABA

 
Nota do Comitê Migrações e Deslocamentos – “Braços Abertos” e “Sufoco”: sobre a situação na “Cracolândia” em janeiro de 2014
 
 

O texto que segue foi motivado pelo repúdio à ação da polícia civil na região conhecida como “cracolândia” em São Paulo, no dia 23 de janeiro de 2014. Ele referenda um manifesto divulgado por pesquisadores das áreas da saúde, ciências sociais e jurídicas ( http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,pesquisadores-fazem-manifesto-contra-acao-policial-na-cracolandia,1124467,0.htm) e busca contribuir com um histórico da violência estatal no local, indicando um posicionamento político e analíticos dos seus autores.

 
Encontro entre ABA e Associações de Antropologia Francesas
 
 

foto - Encontro entre ABA e AAF
Da esquerda para direita: Antoine Marsac (SEF), Miriam Grossi (UFSC), Sylvaine Connors (SEF), Françoise Zonabend (LAS), Sylvie Sagnes, Carmen Rial (ABA), Anne Monjaret (SEF), Edilene de Lima (UFPR), Giles Raveneau (AFEA), Claudia T. Magni (UFPEL).

Buscando estreitar contatos entre a ABA e as Associações de Antropologia francesas, a Presidente da ABA, Carmen Rial, encontrou-se em Dijon, na França, com a Presidente e a Secretária da Société d’Ethnologie Française (SEF), Anne Monjaret e Sylvaine Connors respectivamente, assim como com o Presidente e a Secretária da Associação Francesa de Etnologia e Antroplogia (AFEA), Giles Raveneau e Valérie Boidron, durante o Colloque Restitution et diffusion des données d’enquête, organizado pela SEF. Também participaram do colóquio Miriam Grossi (ex-Presidente da ABA), Claudia Turra Magni (Comitê Antropologia Visual/ABA) e Edilene C. de Lima (UFPR).

Programa do colóquio –  http://www.lavue.cnrs.fr/2actualites/1colloques/COLLOQUEINTERNATIONAL-RESTITUTION0-012014/PROGRAMME-Colloque%20Restitution_definitif.pdf;
SEF –  http://sef.hypotheses.org;

 
Estudantes de Graduação tem atividades expandidas na 29ª RBA
 
 


Aline Paixão(PPGA/UFPB), Jéssica Karoline (PPGAS/UFRN), Edilma Monteiro (PPGA/UFPB), Lívia Freire (PPGAS-UFRN) e  Valéria Araújo (PPGS/UFPB)

A ABA dará uma especial atenção aos alunos de graduação na próxima RBA (em Natal, entre os dias 3 e 6 de agosto), embora mantendo o formato que vem sendo o mesmo desde a 25ª RBA (Goiânia) e que garante a qualidade dos debates no encontro. Na 29ª RBA os graduandos poderão se inscrever no Premio ABA/Ford de Direitos Humanos, que foi reativado, podendo concorrer em uma categoria própria aos graduandos, e também no Prêmio Pierre Verger.  O Prêmio ABA/Ford de Direitos Humanos, coordenado pela Comissão de Direitos Humanos da ABA, publica em livro os trabalhos vencedores nas categorias de Graduação, Mestrado e Doutorado. O  Prêmio Pierre Verger, coordenado pelo Comitê Antropologia Visual, tradicionalmente com o apoio da Embaixada Francesa no Brasil, é aberto aos estudantes de Graduação na categoria filme etnográfico e ensaio fotográfico. Os vencedores receberão uma passagem de ida e volta à Paris da Alliance Française.

A 29ª RBA abriu a possibilidade para Graduados que ainda não estão no Mestrado de exposição e apresentação oral de pôsteres nos GTs, se assim decidir a coordenação do GT, o que é uma mudança em relação aos formatos anteriores. Além disto, mantém-se nesta edição o concurso de pôsteres do Prêmio Lévi-Srauss, que este tem sido um espaço com grande participação de estudantes da graduação, sendo um modo de iniciação dos novos antropólogos em congressos. No Prêmio Lévi-Strauss, os estudantes de graduação tem a oportunidade de discutir pessoalmente seus trabalhos com antropólogos reconhecidos, brasileiros e estrangeiros, que fazem parte do júri. Na última RBA, a revista Etnográfica, conceituada como A1 no qualis da CAPES, abriu espaço para a publicação dos trabalhos premiados. Mantém-se na 29ª RBA também os Minicursos e Oficinas, tem sido um espaço muito importante para os alunos graduação que ainda estão no processo de formação antropológica, colocando em evidência os principais debates acadêmicos da atualidade nos diversos campos disciplinares da antropologia.

No sentido de integrar na vida acadêmica os estudantes de antropologia dos novos cursos de graduação, a ABA criou em 2013 a revista Novos Debates, aberta a contribuição de artigos de alunos da graduação. Novos Debates será o nome que reunirá na 29ª RBA as diversas atividades voltadas para estudantes de graduação, pois, ao contrário de outros congressos, a ABA busca acolher precocemente os antropólogos em formação, aceitando inclusive que integrem o seu quadro de associados. Em nenhuma das atividades abertas aos graduandos é requerida a bolsa de Iniciação Científica.

Convidamos os estudantes de graduação a tornarem-se associados aspirantes, clicando no link  http://www.portal.abant.org.br/index.php/2012-04-16-16-47-38 você poderá obter as informações e preencher o formulário. Além do desconto na inscrição na 29ª RBA e outros eventos apoiados/promovidos pela ABA, o estudante de graduação (associado aspirante em dia com suas anuidades) recebe outros benefícios, como as demais categorias de associados: carteira de associado (que este ano, poderá ter a foto incluída), os livros publicados pela ABA que existirem em estoque, desconto na aquisição de outros produtos da ABA, desconto em editoras e revistas que a ABA mantem parceria.

 
ABA apoia entrada da Chinese Association na WCAA
 
 

A ABA votou favoravelmente ao ingresso da Chinese Association no Conselho Mundial de Associações Antropológicas. Com a China, já são 44 as associações que compõem o WCAA ( http://www.wcaanet.org/members/members_descr.shtml).

 
SOCICOM, mais uma associação adere ao Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
 
 

A ABA recebeu pedido da Presidente da Socicom, Margarida M. Krohling Kunsch, para integrar o Fórum, cuja criação foi liderada pela ABA e pela ANPOCS em 2013. Agora, já são 25 as associações presentes no Fórum que defende os interesses das Ciências Humanas junto a orgãos governamentais, instituições financeiras e outras.

 
The Meanings of Immigration in Brazilian History – Parte 1 do dossiê Migração e Exílio da VIBRANT
 
 

Vibrant, Vol. 10, n. 2 –  http://www.vibrant.org.br/issues/v10n2/

Editores do dossiê: Bela Feldman-Bianco, Liliana Sanjurjo, Desirée Azevedo & Douglas Mansur da Silva

Part 1: The Meanings of Immigration in Brazilian History

The diverse understandings of foreign migration to the South of Brazil (1818-1950)
Giralda Seyferth

Immigration and the maintenance of the religious moral order:
The case of the Ruthenian immigration to Parana in the late nineteenth century

Paulo Renato Guérios

 
Moção de repúdio dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas
 
 
 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

in memoriam
Falecimento de Waud Kracke (31/12/13)
 
 

A ABA comunica o falecimento do antropólogo norte-americano (nascido na China) Waud Kracke no último dia 31 de dezembro. Este antropólogo teve uma longa história com a antropologia brasileira, tendo realizado estudos na Amazônia, entre os Parintintin. Antes de morrer de um câncer fulminante do pâncreas, ele doou todos os seus arquivos para o Museu do Índio, no Rio de Janeiro, porque estando no Brasil, o acervo ficaria mais acessível aos índios. Leia mais sobre Kracke:  http://www.taquiprati.com.br/cronica.php?ident=1071 /  http://anthropology.las.uic.edu/anthropology/people/faculty/waud.

 
eventos
Eventos no Brasil
 
 

Aula Inaugural – PPGAS/UFRN
Data: 21 de fevereiro de 2014
Local: UFRN, Auditório B do CCHLA
Informações: Cartaz

 
 

40 anos do PPGAS/UFRGS – Março Antropológico
Data: 10 a 14 de março, 19 a 21 de março e 24 a 28 de março de 2014
Local: UFRGS
Informações: Programação

 
 

Conversas da Kata
Data: 11 a 14 de março de 2014
Local: UnB
Informações: Programação

 
 

Das Margens aos Centros IV: Olhares Contemporâneos Sobre Gênero e Sexualidade
Data: 12 e 13 de março de 2014
Local: Mini-auditório da Faculdade de Ciências Sociais, Campus II da UFG (Samambaia)
Informações: Cartaz

 
 

Curso: Direito da Biodiversidade e Sociodiversidade
Data: 20 a 22 de março de 2014
Local: Universidade Federal do Amazonas, Centro de Ciências do Ambiente
Informações: Divulgação

 
 

III Jornada de Pesquisa sobre Infância e Família
Data: 24 e 25 de março de 2014
Local: UFRGS
Informações: Folder / Programação

 
 

Colóquio de Ciências Sociais e Saúde
Data: 24 a 26 de março de 2014
Local: UNICAMP
informações: Apresentação / Programação
Submissão de trabalhos até 28 de fevereiro de 2014

 
 

II Colóquio Internacional I Simpósio em História Contemporânea: O Colapso Das Ditaduras: Rupturas e Continuidades
Data: 08 a 11 de abril de 2014
Local: UEMA – Campus de História , Centro Histórico, São Luís/MA
Informações:
 http://www.nupehic.net/

 
 

VIII Encontro da ANDHEP
Data: 28 a 30 de abril de 2014
Local: Faculdade de Direito da USP
Informações:  http://www.encontro2014.andhep.org.br

 
 

2º Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades
Data: 07 a 09 de maio de 2014
Local: Universidade de Brasília – UnB
Informações:  http://www.sndd2014.eventos.dype.com.br/site/capa

 
 

III Simpósio sobre Gênero e Políticas Públicas
Data: 27 a 29 de maio de 2014
Local: Universidade Estadual de Londrina
Informações:   http://www.uel.br/eventos/gpp/

 
 

II Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero
Data: 28 a 30 de maio de 2014
Local: UnB
Informações: www.coloquiofeminista2014.com

 
 

XVI Encontro Regional de História – Saberes e Práticas Científicas
Data: 28 de julho a 01 de agosto de 2014
Local: Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro/RJ
Informações:   http://encontro2014.rj.anpuh.org/

 
 

IV Congresso Internacional de História
Data: 23 a 25 de setembro de 2014
Local: UFG de Jataí de
Informações: www.congressohistoriajatai.org

 
 

VI Seminário Nacional e II Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade
Data: 24 a 26 de setembro de 2014
Local: Juiz de Fora/MG
Informações:  http://www.corpogenerosexualidade.com/

 
Eventos no Exterior
 
 

XI Congreso Argentino de Antropologia Social
Data: 23 a 26 de julho 2014
Local: Rosario
Informações:  http://www.11caas.org/grupos-de-trabajo/

 
 

Simposio Internacional sobre Elena Garro
Data: 24 a 26 de setembro de 2014
Local: Universidade Autonoma da Cidade do México
Informações: Cartaz

 
 

IV Congresso Internacional de Ciências, Tecnologias e Culturas
Data: 09 a 12 de outubro de 2015
Local: Universidade de Santiago do Chile 
Informações: www.internacionaldelconocimiento.org

 
oportunidades
Concursos e seleções
 
 

União Europeia apoia projetos na área da economia informal
Foi publicado edital internacional da União Europeia de apoio a projetos da sociedade civil, visando “favorecer o empoderamento para melhorar os meios de subsistência das pessoas marginalizadas, vulneráveis e dependentes da economia informal, nomeadamente através do desenvolvimento de competências e do ensino e formação de profissionais”. O Prazo para envio de propostas é 19 de fevereiro de 2014. Informações:  http://ec.europa.eu/europeaid/work/onlineservices/.

 
 

Concurso para Professor na UNICAMP
Estão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, na área de Teoria Antropológica. Inscrições: 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2014. Informações:  http://www.ifch.unicamp.br/dantropo/node/134.

 
 

Vaga para professor lecionar “Society, Cultures and Survival in the Amazon” em Florianópolis
A USAC (University Studies Abroad Consortium) é uma instituição de educação internacional que entrou em convênio com a UFSC em 2012 e pagará 4.500 pelo um curso completo ministrado por professores brasileiros, na UFSC. Seus alunos são principalmente estudantes de graduação, de diversas carreiras acadêmicas, que fazem aulas validadas nas universidades deles. Atualmente há um grupo de 57 alunos estrangeiros matriculados no programa. Recebemos grupos diferentes de estudantes quatro vezes por ano. Inscrições até 21 de fevereiro de 2014. Informações: Divulgação.

 
 

Posição PhD em antropologia cultural e social na Universidade de Lovaina (Bélgica)
A Critical Analysis of Domestic Labour Mobility in the Context of Global Sports Events in Brazil – Este projeto de pesquisa analisa a mobilidade do trabalho doméstico no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil. Inscrições até 01 de março de 2014. Esta posição PhD em Antropologia faz parte de um projeto interdisciplinar amplo financiado pela Fundação de Pesquisa Flanders (FWO) Informações: Divulgação.

 
 

UFBA abre vagas de Residência em Saúde Mental para cientistas sociais
O programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Área de Concentração em Saúde Mental (RMSM-ISC), do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, existe desde 2008. Desde sua criação e de modo pioneiro no país, o programa oferece duas vagas a interessado(a)s graduado(a)s em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas). O Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA) é uma instituição acadêmica de reconhecida excelência, com nota máxima na graduação e na pós-graduação, segundo as avaliações do MEC e da CAPES. Inscrições: 05 de fevereiro a 06 de março de 2014. Informações: Divulgação.

 
 

Concurso para Professor na UFOP
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o Edital para Seleção de Professor Integrante da Carreira do Magistério Superior do Quadro de Pessoal. Inscrições até 06 de março de 2014. Informações: Edital.

 
 

Bolsas de estudos da Newton International
Pós-doutores promissores nas áreas das ciências humanas, ciências naturais, física e ciências sociais poderão trabalhar por até dois anos numa instituição de pesquisa do Reino Unido. Uma nova rodada de bolsas de estudos esta sendo oferecida pela Newton International, iniciativa que visa financiar colaborações de pesquisa e aprofundar o vinculo entre pesquisadores do estrangeiro com o Reino Unido. As bolsas de estudos da Newton International são financiadas pela British Academy e a Royal Society com o objetivo de atrair os pesquisadores pós-doutores promissores nas áreas das ciências humanas, ciências naturais, física e ciências sociais. As bolsas de estudos permitem que os pesquisadores possam trabalhar por até dois anos numa instituição de pesquisa do Reino Unido com o objetivo de estabelecer colaborações internacionais de longo prazo. Inscrições até 10 de março de 2014. Informações:  https://e-gap.royalsociety.org/ / www.newtonfellowships.org.

 
 

Projeto Pensando a Segurança Pública
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, no âmbito do Projeto BRA/04/029 – Segurança Cidadã – firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP com o objetivo de fomentar pesquisas aplicadas no campo da segurança pública e da justiça criminal, bem como o de qualificar e subsidiar seu trabalho de elaboração de políticas públicas, torna pública a convocação para seleção de projetos e convida os interessados a apresentarem propostas. Inscrições até 18 de março de 2014. Informações: Edital.

 
 

Concurso para Professor na UFG
A  Universidade  Federal  de  Goiás,  torna  público  que  estarão  abertas  as  inscrições  para  o  concurso públicopara  provimento  de  cargo  de  Professor  da  Carreira  do  Magistério Superior  e  de Magistério  do  Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Inscrições: 29 de janeiro a 27 de março de 2014. Informações: Edital.

 
Pós-graduação
 
 

Bolsa Pós-doc na UFSC
Encontram-se abertas as inscrições para a seleção de um (a) bolsista pós-doutoral que atuará na área de concentração Sociedade e Meio Ambiente, com escolha de um tema: Pesca – Meio Ambiente e Relações de Gênero; ou Meio Ambiente e Lixo. Inscrições: 05 de fevereiro a 05 de março de 2014. Informações: Edital.

 
publicações
Revistas – Novos números
 
 

Revista Dilemas, Revista de estudo de conflito e controle social – volume 7, nº 1, 2014, Controvérsias Públicas em Portugal e no Brasil –  http://www.dilemas.ifcs.ufrj.br.

 
 

Revista Tessituras, Revista de Antropologia e Arqueologia da do PPGA/UFPel – volume 1, nº 1, 2013 –  http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/index.

 
Chamada para artigos
 
 

Revista Ciências da Religião – História e Sociedade
A Revista “Ciências da Religião – História e Sociedade”, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, está recebendo contribuições científicas inéditas para sua edição v.12/n.1, até 25 de fevereiro de 2014. Além dos artigos, a Revista também recebe, em fluxo contínuo, contribuições na forma de resenhas, comentários, relatórios técnicos, traduções e entrevistas. Informações:  http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr.

 
 

Revista Colombiana de Antropologia
A Revista Colombiana de Antropologia convida os estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores para apresentar artigos, resenhas e debates inéditos sobre a relação entre alimentação, cultura e política. As contribuições devem ser enviadas para  jcamacho@icanh.gov.co com cópia para rca.icanh @ gmail.com, até 01 de março de 2014. Informações:  http://www.icanh.gov.co/index.php?idcategoria=6945;

 
 

Revista Iluminuras
Revista Iluminuras – A Revista Iluminuras, edição nº 35, que tratará sobre o tema: Mediações e Culturas Visuais: reflexões e refrações, recebe artigos até 31 de março de 2014, através do e-mail  olivecorrea@yahoo.com.br. Informações:  http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines.

 
 

Revista CIVITAS
CIVITAS – Revista de Ciências Sociais, v. 15, n. 2, Dossiê: “Partos, maternidades e políticas do corpo”. Prazo para o envio de artigos: 30 de maio de 2014. Informações:  http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/index.

 
 

Revista Horizontes Antropológicos
A revista Horizontes Antropológicos organiza um número especial intitulado Diásporas. Este volume tem por objetivo debater a diáspora a partir de sua diversidade e dos modos de enunciação encontrados na pesquisa antropológica. Pretende-se refletir sobre as maneiras como estamos problematizando   tal noção na antropologia   atual, e evidenciar  os contornos singulares conferidos a essa noção a partir de trabalhos de investigação conduzidos em diferentes continentes. Data limite para a submissão de artigos, através do e-mail  horizontes@ufrgs.br, é até 31 de agosto de 2014. Informações:  http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/.

 
 

Revista Sinais Sociais
A Revista Sinais Sociais, do Departamento Nacional do SESC, abre em caráter permanente a chamada para submissão de artigos inéditos para publicação nos seus três números anuais. Informações:  http://www.sesc.com.br/portal/publicacoes/sesc/Revistas/sinaissociais/ /  sinaissociais@sesc.com.br.

 
 

Revista Campos
A CAMPOS – Revista de Antropologia Social (ISSN 1519-5538), publicação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebe artigos, resenhas, ensaios bibliográficos, entrevistas e traduções em fluxo contínuo. Informações: www.ser.ufpr.br/campos.

 
Lançamentos – Livros 2013
 
 

AGOSTINI, Camilla (org.) 2013, Objetos da escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro: 7 Letras.

 
 

AMOROSO, Marta e SANTOS, Gilton Mendes dos (orgs.) (2013), Paisagens Ameríndias – lugares, circuitos e modos de vida na Amazônia. São Paulo: Editora Terceiro Nome.

 
 

MACHADO, Igor José de Renó (2013), A antropologia de Schneider: pequena introdução. São Carlos: EdUFSCar.

 
 

NEVES, Zanoni (2013). Médio São Francisco – Os homens do rio, sua linguagem, seu saber. Belo Horizonte: Núcleo de Estudos do Vale do São Francisco, Caderno nº 2.

 
 

SWATOWISKI, Claudia Wolff (2013), Novos Cristãos em Lisboa: reconhecendo estigmas, negociando estereótipos. Rio de Janeiro: Garamond.

 
notícias da mídia/outras
O índio, o pardo e o invisível: Primeiras impressões sobre a criminalização e o aprisionamento de indígenas no Brasil
 
 

Artigo de Cristhian Teofilo da Silva, membro da Comissão de Assuntos Indígenas – CAI/ABA.

 
Transexualidade Além do espelho
 
 

Confira a Entrevista de Camilo Braz, membro do Comitê Gênero e Sexualidade da ABA.

 
Justiceiros?
 
 

Acesse o blog de Yvonne Maggie, A vida como ela parece ser –  http://g1.globo.com/platb/yvonnemaggie/.

 
O rolo compressor ruralista
 
 

Tabela apresenta 29 projetos de lei, decretos e outros instrumentos legais que ameaçam direitos das populações indígenas.

 
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support