Informativos

Informativo n° 019/2013 | 23/11/2013 – 2ª Parte

 
 
  Informativo n° 019/2013  |  23/11/2013
2ª Parte
destaques da ABA
Diretor da ABA participa de debate sobre desenvolvimento no Programa Tome Ciência
 
 

O Diretor da ABA Antonio Carlos de Souza Lima (Museu Nacional/UFRJ) participou de um debate sobre desenvolvimento brasileiro no Programa Tome Ciência, organizado por entidades que integram a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O tema foi proposto pela ABA, e o debate contou também com a participação de sociólogo e economistas.

Assista o Programa:

 http://www.tomeciencia.com.br/desenvolvimento.htm.

 
Oficina Desafios de Implementaçãoo da Polí­tica Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas
 
 

A Oficina Desafios de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas/PNGATI: processos formativos em gestão territorial no Brasil foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro em Brasília. A Vice-presidente da ABA, Ellen F. Woortmann, representou a Associação na Mesa de abertura, que reuniu indígenas,  Universidades,  IFETs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia),  ONGs,  além de órgãos  governamentais  e  de  cooperação  internacional.
A oficina contou com a coordenação dos professores Antonio Carlos de Souza Lima, Diretor da ABA, e Henyo Trindade Barreto Filho, Coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo da ABA, juntamente com uma comissão organizadora local.

O evento foi realizado em parceria entre o Laced/Museu Nacional-UFRJ, o Instituto Internacional de Educação do Brasil, o Instituto Sociedade, População e Natureza, a Funai e o Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI), com recursos da Fundação Ford, da FAPERJ e do CNPq.
Confira aqui a programação do evento.

 
Fórum de Ciências sociais e coquetel de lançamento do livro de ética
 
 

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, que reúne mais de 20 Associações científicas brasileiras sob a liderança da ABA e da ANPOCS, volta a se encontrar em Brasília no próximo dia 27 de novembro. Na pauta, o assunto principal são as negociações sobre uma nova resolução para a ética na pesquisa, mas será discutido também um diretoria de Ciências Humanas no CNPq, o edital Sem Fronteiras e o valor das bolsas PQ. Depois da reunião na Fiocruz teremos o lançamento oficial do livro Antropologia e ética: desafios para a  regulamentação, organizado por Luiz Fernando Dias Duarte e Cynthia Sarti, com introdução de Bela Feldman-Bianco.
Como se trata de um e-book, o livro está disponível no link  http://www.portal.abant.org.br/index.php/bibliotecas/livros e para os presentes no lançamento forneceremos um exemplar impresso.

 
Grupo de trabalho apresenta parecer técnico sobre remoções na Vila Autódromo
 
 

O Grupo de Trabalho Acadêmico Profissional Multidisciplinar (GTPAM) apresentou, no dia 26 de agosto, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), o parecer técnico para a urbanização da Vila Autódromo. Os moradores da Vila Autódromo, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, vêm sendo ameaçados de remoção pela prefeitura da cidade em função do plano de construção de obras para os Jogos Olímpicos de 2016. Os representantes da ABA Marco Antonio da Silva Mello (LeMetro/IFCS-UFRJ e PPGA/ICHF-UFF), Letícia de Luna Freire (PPGA/ICHF-UFF), Felipe Berocan Veiga (PPGSO/ICHF-UFF) e Soraya Silveira Simões (IPPUR-UFRJ) integram o GTPAM, e participaram do desenvolvimento do parecer.

Confira aqui a íntegra do parecer e aqui seus anexos.

 
75 Novos associados e 27 mudanças de categoria
 
 

A ABA dá as boas-vindas as 31 novos associados efetivos, 06 colaboradores, 33 pós-graduandos, 5 aspirantes, e saúda os que agora estão em nova categoria.

Efetivos – Adriana Facina Gurgel do Amaral (UFRJ), Ana Carla dos Santos Bruno(University of Arizona, ARIZONA, Estados Unidos), Ana Cristina O. Lopes (USP), Ana PaulaPereira da Gama Alves Ribeiro (UERJ), Carlos Cesar Leal Xavier (UFRJ), Carmen SilvaAndrolli (UNICAMP), Claudia Mura(UFRJ Cristina Maria da Silva (UNICAMP), Daniela do Carmo Kabengele (UNICAMP), Diogo de Oliveira (UFSC), Edgar Indalecio Smaniotto (UNESP), Eduardo Henrique Araújo de Gusmão (UFCG), Elena Calvo Gonzales (University of Manchester, MANCHESTER, Inglaterra), Emerson Rubens Mesquita Almeida(UFMA), Eugênia de Souza Mello Guimarães Motta (UFRJ), Francilene de Aguiar Parente (UFPA), Henrique da Costa Ressel (UFPR), João Rivelino Rezende Barreto (UFAM), Júnia Marúsia Trigueiro de Lima (UFCG), Leandro de Oliveira(UERJ), Margarita Rosa Gaviria Mejia (UFRRJ), Maria Elisa Máximo (UFSC), Martinho Tota Filho Rocha de  Araújo (UNICAMP), Maycon Henrique Franzoi de Melo (UFSC), Pedro Rocha de Almeida e Castro (UFRJ), Rafael Barbi Costa e Santos (UFMG), Raquel da Silva Lopes (UFPA), Ricardo de Campos Leinig (UFPR), Robson Campanerut Da Silva (UFF), Sandro Campos Neves(UFBA) e Vilson Caetano de Sousa Junior (PUC/SP);

Colaboradores – Eloi dos Santos Magalhães (UFCG), José Lindomar Coelho Albuquerque (UFC), Maria Regina Celestino de Almeida (UNICAMP), Sylvana Maria Brandao de Aguiar (UFPE), Patricia Maria Melo Sampaio (UFF) e Regina de Paula Medeiros (Universitat Rovira i Virgili);

Pós-graduandos – Ana Letícia de Fiori (USP), Ana Maria Vallias Andrade Silveira (UFGD), Ariany Maria Farias de Souza (UFPI), Benedito de Souza Santos (UFBA), Canuto Diógenes Saldanha Neto (UFRN), Carolina Santana de Souza (UFBA), Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento (UFPI), Cristhian Fernando Caje Rodriguez (UFSC), Cristina Teixeira Marins (UFF), Darllan Neves da Rocha (UFPB), Deyse Silva Rubim (UFAM) Euzalina da Silva Ferrão (UFPA), Fabiana Stringini Severo (UFSC), Felipe Magalhaes Lins Alves (UFRRJ),Gabriel Frechiani de Oliveira (UFPI), Gabriel Garcêz Bertolin (UFSCAR), Guilherme RodriguesPassamani (UNICAMP), Hermes de Sousa Veras (UFPA), Izabel Cavalcanti Ibiapina Parente (UnB), Joel Silveira Ledesma (UFGD), José Hildo de Oliveira Filho (Studies of Gender na Universidade de Lund), Juliana Monteiro Gondim (USP), Marcus Jose da Silva Cardinelli (UFF), Marlon Marcos Vieira Passos (UFPA), Morgana Hamester (UFSM), Rafael Velasquez Tonasse Gomes (UFF), Raoni Borges Barbosa (UFPB), Raquel Oliveira Santos Teixeira (UFMG), Rodrigo Andrés Azócar González (Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha), Sammy Silva Sales (UFPA), Saulo Conde Fernandes (UFGD), Thaisa Marilia Coelho Tiba (UnB) e Vítor Gonçalves Pimenta (UFF);

Aspirantes – Antonio Mendes Junior (UFPB), Larissa de Albuquerque Silva (UFES), Mauro Toledo Silva Rodrigues (UNIMONTES), Rafael Santana Gonçalves de Andrade (UFG) e Sônia Rocha Lucas (UFMS);

Mudanças de categoria (pós-graduando para efetivo) – André do Rego (IFB), Andréia Aparecida Ferreira Lopes (UNICAMP), Ayêska O. L. Paulafreitas de Lacerda (UESC), Carlos Eduardo Valente Dullo (CEBRAP), Carmem Lúcia Rodrigues (UFRRJ), Diego Soares da Silveira (UFU), Érica Quinaglia Silva (UnB), Fabiene de Moraes Vasconcelos Gama (NAI/UERJ), Felipe Bruno Martins Fernandes (NIGS), Frederico Policarpo de Mendonça Filho (INCT-InEAC), Greilson José de Lima (UFPE), Ilana Seltzer Goldstein (FGV-SP), Iracema Hilário Dulley (CEBRAP), Isabela Andrade de Lima Morais (UFPE), Jean Segata (PPGAS/UFSC), João Siqueira (DFDA/AM), José Colaço Dias Neto (UFF), Marcelo Tavares Natividade (UFC), Martin Christoph Curi Spörl (Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas), Michely Aline Jorge Espíndola (UFBA), Mylene Mizrahi (Global Denim Project, do Dept. de Antropologia da UCL), Rubens Alves da Silva (USP), Sonia Cristina Hamid (FACITEC), Valdir Aragão do Nascimento (Chefe de Departamento na Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) e Violeta Maria de Siqueira Holanda (UNILAB);

Mudança de categoria (aspirante para pós-graduanda) – Talitha Mirian do Amaral Rocha (UFF);

Mudança de categoria (pós-graduanda para colaboradora) – Maria Elisabeth Goidanich (ESPH – Escola Superior de Propaganda e Marketing);

A Comissão que analisou as propostas de candidatura foi liderada pela Vice-Presidente Ellen Woortman e formada pelos Diretores Antônio Carlos de Souza Lima, Carlos Steil, Heloisa Almeida e Márcia C. Farias Rufino. As candidaturas posteriormente foram aprovadas pelo Conselho Diretor da ABA.

 
VIBRANT – Dossier Cultural heritage and museums
 
 

Está quase no ar o novo número da VIBRANT, que terá um dossiê sobre Migrações e Deslocamentos. Confira aqui o número atual, com dossiê “Patrimônio cultural e Museus”, editado por Antônio Arantes e Antônio Motta:  http://www.vibrant.org.br/issues/v10n1/.

 
in memoriam
Falecimento de Ana Paula de Paula Loures de Oliveira (31/10/2013)
 
 

A ABA comunica e lamenta o falecimento de sua associada efetiva, Ana Paula de Paula Loures de Oliveira, no último dia 31 de outubro. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora atuante nos campos arqueológico e antropológico, era Mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo, Doutora em Antropologia Social pela Albert Ludwigs Universitat Freiburg, na Alemanha, e tinha Pós-doutorado pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ana Paula Oliveira dedicou-se, por mais de uma década, a temáticas relacionadas à arqueologia brasileira, notadamente aquelas vinculadas à presença indígena, histórica e pré-histórica, na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Sua produção acadêmica abarca mais de dez livros editados/organizados, bem como diversos artigos publicados em periódicos e projetos de pesquisa e extensão versando sobre arqueologia histórica e pré-histórica, etno-história e patrimônio e educação patrimonial.

 
Falecimento de Leopoldo Bartolomé (23/10/13)
 
 

É com pesar que informamos o falecimento do antropólogo argentino Leopoldo Bartolomé, ocorrido no dia 23 de outubro. Professor Emérito da Universidade de Misiones, era Diretor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Nasceu em Posadas, na Província de Misiones, e obteve seu bacharelado em Antropologia na Universidade de Buenos Aires e seu PhD na Universidade de Wisconsin. Durante sua carreira, ensinou várias gerações de antropólogos e recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio B. Houssay e Konex. Contribui para a criação da carreira de Antropologia Social de Misiones e era membro do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas). Apoiamos sua família, amigos e colegas de trabalho neste momento doloroso para a Antropologia da América Latina.

Leia aqui outros testemunhos.

 
Falecimento de Helen Safa (04/11/13)
 
 

Com pesar, informamos que Helen Safa, Professora Emérita do Departamento de Antropologia da Universidade da Florida, faleceu no dia 4 de novembro à noite. Latino-americanista, ela realizou pesquisas no Caribe por mais de 50 anos. Suas publicações incluem centenas de artigos, vários livros coeditados e duas monografias: o clássico The Urban Poor of Puerto Rico (l974) e Myth of the Male Breadwinner: Women and Industrialization in the Caribbean (l995). Seus estudos focalizaram gênero, raça, desenvolvimento, pobreza e migração. Ela pertence a uma geração de antropólogas notáveis, todas formadas na Columbia University, como Eleonor Leackok, Connie Sutton e June Nash.
Leia aqui a homenagem de seus colegas da Universidade da Florida.

 
Falecimento de Neide Lopes Patarra (19/10/13)
 
 

Com enorme pesar, o Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA comunica que ocorreu no último sábado, dia 19, o falecimento da demógrafa Neide Lopes Patarra. Neide Patarra foi professora titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Campinas (Unicamp),  e teve um papel importante nos estudos de Demografia no país. Contribuiu com valioso aporte sobre temas como a mobilidade espacial da população, e foi pioneira nos estudos da migração internacional contemporânea. Papel este que refletiu em uma vasta bibliografia e em formação de quadros.

 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

eventos
Eventos no Brasil
 
 

Parceria ABA: Educação Superior de Indígenas no Brasil:Balanços de uma década e subsídios para o futuro

Data: 25 e 26 de novembro de 2013
Local: Brasília/DF
Informações: Folder

 

 
 

Evento ABA: Simpósio Laudos antropológicos em perspectivas

Data: 27 a 29 de novembro de 2013
Local: João Pessoa/PB – UFPB
Informações: Programação

 
 

Evento ABA: Seminário Nacional – Comitê Quilombos

Data: 12 e 13 de dezembro de 2013
Local: Vitória/ES – UFES
Informações: Programação

 
 

IV Seminário Imagens e Narrativas
Data: 28 de novembro de 2013
Local: UERJ
Informações: Programação que terá a participação da Presidente da ABA na mesa de abertura.

 
 

I Seminário de Antropologia – PPGA/UFPE
Data: 26 a 28 de novembro de 2013
Local: UFPE, Recife/PE
Informações:  http://seminariodeantropologiappga.blogspot.com.br/ /  eventosppga@gmail.com

 
 

Cultura e Industria Cultural na Contemporaneidade
Data: 28 de novembro de 2013
Local: IUPERJ
Informações: Cartaz

 
 

Seminário “Os Legados de Charles Wagley”
Data: 28 e 29 de novembro e 2013
Local: Auditório do CAPACIT/UFPA
Informações: Programação

 
Eventos no Exterior
 
 

3rd LINEE International Conference on Linguistic and Cultural Diversity in Space and Time – Co-organized by IUAES Commission on Linguistic Anthropology COLA
Data: 28 a 30 de abril de 2013
Local: Dubrovnik / Croácia
Informações:  http://www.linee.co.nf
Chamada para trabalhos: até 31 de dezembro de 2013

 
 

IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias
Data: 28 a 30 de abril de 2014
Local: Aveiro, Portugal
Informações:  http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/chamada-de-trabalhos/

 
 

XXXVI Congresso Internacional de Americanística
Data: 06 a 13 de maio de 2014
Local: Perugia/Itália
Informações: www.amerindiano.org

 
 

International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES)  / 2014 Inter-Congress with JASCA

Data: 15 a 18 de maio de 2014
Local: Chiba City, Greater Tokyo
Informações:  http://www.iuaes.org/japan2014

 
 

ASA2014 Decennial conference: Anthropology and Enlightenment, Edinburgh, UK
Data: 19 a 22 de junho de 2014
Local: Endiburgo / Europa
Informações:  http://www.theasa.org/asa14

 
 

XI Congreso Argentino de Antropología Social
Data: 23 a 26 de julho de 2014
Local: Rosario / Argentina
Informações: 1ª Circular

 
 

EASA 2014, Collaboration, Intimacy & Revolution – Innovation and continuity in an interconnected world
Data: 31 de julho a 03 de agosto de 2014
Local: Estonia / Europa
Informações:  http://www.easaonline.org/easa2014
Chamada para painéis e laboratórios: 09 de dezembro de 2013 a 27 de fevereiro de 2014

 
 

Origins of the State and Related Subjects – World Congress Poland September 2014 (IUAES Commission on Theoretical Anthropology)
Data: 07 a 14 de setembro de 2014
Local: Polônia / Europa
Informações:  http://www.iuaes.org/comm/theory_congress.html

 
 

55 ICA – Congresso Internacional de Americanistas
Data: 12 a 17 de julho de 2015
Local: San Salvador, El Salvador
Informações: 1ª circular

 
Exposições
 
 

Exposição Itinerante do ABA/Prêmio Pierre Verger (2012)
Data: 05 de novembro a 15 de dezembro de 2013
Local: recife/PE
Informações: Convite

 
oportunidades
Pós-graduação
 
 

Mestrado na UFPel
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através   da   Coordenação   do   Programa   de   Pós- Graduação em Antropologia (PPGA), torna público o processo de seleção de candidatos ao curso de mestrado do referido Programa, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014. Inscrições: Informações: 21 de outubro a 13 de dezembro de 2013. Informações: Edital.

 
Concursos e seleções
 
 

ONU seleciona indígena para atuar no escritório de Direitos Humanos na Suíça
É necessário ter ensino superior completo, preferencialmente em Direito, Ciências Políticas, Relações Internacionais ou campos relacionados aos direitos humanos, compreensão básica dos instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos, incluindo os direcionados. Inscrições até 17 de janeiro de 2014. Informações:  http://bit.ly/1bB7bRP.

 
 

Seleção na Universidad de Oklahoma
O Departamento de Comunicação da Universidade do Oklahoma está selecionado obras de escritores e poetas indígenas para a publicação: The World Literature Today “La Literatura del Mundo de Hoy”. Informações:  http://www.worldliteraturetoday.org/ / Oscar Roman Lopez Roblero  olopezroblero@gmail.com.

 
Prêmios
Roque Laraia recebe título de Pesquisador Emérito do CNPq
 
 

O antropólogo Roque de Barros Laraia,  que foi presidente da ABA de 1990 a 1992, recebeu o título de Pesquisador Emérito do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) no dia 23 de outubro, no auditório da instituição, em cerimônia que teve a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp. Roque Laraia e Elza Berquó foram agraciados com o título na área de Ciências Humanas e Sociais; Yvonne Mascarenhas e Cylon Gonçalves da Silva, na área de Ciências Exatas; Victor Nussenzweig e Ruth Sonntag Nussenzweig receberam o título na área das Ciências Biológicas. 

Mais informações sobre os agraciados com o título no link:  http://www.cnpq.br/web/guest/agraciados

 
Denise Schaan recebe prêmio de destaque ciêntifico
 
 

A antropóloga Denise Pahl Schaan foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Paraense Destaque Científico – “Pesquisador Destaque do Ano”. A premiação é feita pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), com o objetivo de valorizar pesquisadores/as paraenses e suas contribuições para o desenvolvimento científico da/na Amazônia e, em especial, do estado do Pará. Denise Pahl Schaan é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 
Festival do Filme Etnográfico do Recife
 
 

O V Festival do Filme Etnográfico do Recife, ocorrido de 28 a 31 de outubro, exibiu cerca de 40 filmes em quatro mostras paralelas e uma mostra competitiva, além da realização de cursos, oficinas e fórum de debates sobre filme etnográfico. Promovido pelo Programa de Pós-graduacão em Antropologia e realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual da UFPE, o festival teve mais de 50 filmes inscritos, e homenageou o cineasta Vladimir Carvalho e seu filme “O País de São Saruê”. Uma das novidades desta edição do evento foi o projeto de intercâmbio entre realizadores indígenas, especificamente entre Curtis Taylor, do povo Martu do deserto ocidental da Austrália, e Alexandre, do povo Pankararu do sertão pernambucano. Esta experiência mereceu um debate com especialistas que atuam com a mídia nativa.

O festival premiou o filme “Palavras-Almas”, de Gloria Scappini, do Paraguai, como melhor filme etnográfico, por dar voz e revelar a dignidade das palavras dos Mbya-Guarani do Paraguai e por exprimir a profundidade de uma pesquisa etnográfica e sua relação com as pessoas.“Fuera de Foco”, dos realizadores Adrián Arce e Antonio Zirión do México, também foi premiado por sua forte estrutura narrativa e relação com os protagonistas, e pelas escolhas estéticas e soluções criativas utilizadas para filmar o contexto institucional de uma prisão juvenil. Já o filme Xilunguine, A Terra Prometida, de Inadelso Cossa, de Moçambique, recebeu a menção especial do júri pela utilização das imagens que descrevem a migração rural-urbano a partir de uma perspectiva histórica  que revela como as pessoas lidam com as dinâmicas identitárias. O filme “O Elefante Branco – Resistência Indígena a Transposição do Rio São Francisco” dos realizadores Manuela Schillaci, Martina Feliciotti e Lorenzo Grimaldi, recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular.

Participaram como membros da comissão julgadora Alex Vailati, Caro Macdonald, Curtis Taylor e Jorane Casto. Para mais informações, visite a página do festival: www.filmedorecife.com.br.

 
Prêmio Martin Novion de melhor dissertação de graduação
 
 

O Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (DAN) comunica o lançamento da Primeira Edição do Prêmio Martin Novion de Melhor Dissertação de Graduação. Inscrições: 13 a 29 de novembro de 2013. Informações: www.dan.unb.br.

 
Antropólogos recebem Prêmios da CAPES
 
 

Será no dia 10 de dezembro, em Brasília, na sede da CAPES, às 18h, a entrega dos prêmios de melhor tese. Os nomes dos vencedores do Prêmio Capes de Tese Edição 2013 com as melhores teses de doutorado defendidas em 2012 foram divulgados no Informativo n° 018/2013 | 14/10/2013 e retificamos neste n° 019/2013 o título da tese de Wagner Xavier de Camargo. O título correto é Circulando entre práticas esportivas e sexuais: etnografia em competições esportivas mundiais LGBTs.

 
Publicações
Revistas – Novos números
 
 

Revista de Antropologia – volume 56 (1) 2013, Dossie Egon Schaden, resultado do encontro organizado pela ABA para festejar os 100 anos do nascimento de Egon Schaden – http://www.revistas.usp.br/ra/issue/current.

 
Chamada para artigos
 
 

Revista  Três  Pontos
A  Revista  Três  Pontos  informa que  está  sempre  aberta  ao recebimento de artigos para avaliação  e  publicação  em  suas  edições. A  data-limite  para  envio de trabalhos  para  o número  10.1,  referente ao  primeiro  semestre de 2013  (Janeiro  a  Junho),  é dia  30  de novembro de 2013. Artigos submetidos  fora  deste  prazo  estarão  automaticamente inscritos para avaliação para a edição 10.2 (Julho a Dezembro 2013). Informações: Divulgação.

 
 

Revista Pensata
A Pensata – Revista de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, divulga a abertura para o recebimento de resenhas e artigos acadêmicos inéditos para sua 5ª edição. As contribuições serão recebidas até 02 de fevereiro de 2014. Informações:  http://www.unifesp.br/revistas/pensata/.

 
Lançamentos de Livros 2013
 
 

DONATTI, Patrícia (2013), As Políticas da Antropologia Brasileira: o caso de Curt Nimuendajú. Curitiba: Editora Appris.

 
 

LIMA, Antonio Carlos de Souza e BARROSO, Maria Macedo (orgs.) (2013), Povos Indígenas e Universidade no Brasil: Contextos e perspectivas, 2004-2008. Rio de Janeiro: E-papers. ( http://laced.etc.br/site/acervo/livros/).

 
 

REIS, Letícia Vidor de Sousa e VIDOR, Elisabeth (2013), Capoeira: uma herança cultural afro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições.

 
 

VENCATO, Anna Paula (2013), Sapos e Princesas: prazer e segredo entre praticantes de crossdressing no Brasil. São Paulo: Editora AnnaBlume.

 
notícias da mídia/outras
Antropólogos na imprensa
 
 

Roberto Damatta – O Estado de S.Paulo:  http://www.estadao.com.br/colunistas/roberto-damatta;
Yvonne Maggie – A vida como ela parece ser:  http://g1.globo.com/platb/yvonnemaggie/2013
/11/14/caboclo-sete-flechas/;

 
Campanha Guarani Kaiowá
 
 

Financiamento coletivo do filme “Martírio” sobre as circunstâncias históricas em que os Guarani Kaiowa foram expropriados de suas terras, o grande teatro do loby ruralista no Congresso e o terrorismo midiático da imprensa. Para saber mais sobre a proposta e como contribuir, acesse:  http://catarse.me/pt/kaiowa Guarani Kaiowá – Financiamento Coletivo Somos todos Guarani Kaiowá.

 
Nota pela Revogação da Portaria 303 da AGU
 
 

Nota assinada conjuntamente pela Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, ambas da Câmara dos Deputados.

 
I Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio
 
 

A COMIGRAR (Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio), que será realizada em 2014, na cidade de São Paulo, pretende reunir migrantes, profissionais, estudiosos, servidores públicos e representações diversas que vivenciam a realidade da migração, para uma reflexão e elaboração coletiva de propostas para a Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.

O evento é coordenado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça e o Departamento de Estrangeiros (DEEST), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério das Relações Exteriores, e com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Trata-se de uma iniciativa governamental inovadora sobre a questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória.

O processo de implementação da I COMIGRAR prevê a realização de eventos preparatórios e de mobilização dos atores locais que convivem com diferentes enfoques da temática migratória. Tais eventos serão oportunidades para promover a reflexão e o fortalecimento institucional de parceiros governamentais e não-governamentais, além do engajamento de migrantes e representantes da sociedade no diálogo em torno dos temas migratórios. Esse será um processo participativo, com metodologia própria, que culminará na Etapa Nacional da COMIGRAR, a ser realizada em São Paulo, em março de 2014.

Mais informações sobre os eventos preparatórios serão divulgadas em breve!

 
Petição LAEPI e MOITARA de repúdio aos ataques aos direitos indígenas
 
 

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenisto (LAEPI), juntamente com o Grupo de Pesquisa e Direitos Etnicos MOITARA, divulga a Petição em defesa dos direitos fundamentais dos povos indigenas e manifesto de repúdio contra o retrocesso constitucional e os ataques à democracia e ao pluralismo.

 
Solidariedade e apoio ao Povo Ka’apor da Terra Indígena Alto Turiaçú- MA
 
 

Leia aqui o Manifesto do Povo indígena Ka’apor da Terra Indígena Alto Turiaçu – MA (Brasil).
Leia aqui a Moção de Apoio aos Ka’apor elaborada pelos antropólogos que participamos, junto com os Ka’apor, do Workshop Patrimônios Indígenas em Museus Europeus, em Leiden (Holanda) no início de outubro de 2013.

 
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support