Informativos

Informativo n° 019/2013 | 22/11/2013 – 1ª Parte

 
 
  Ministro da Justiça recebe ABA
Informativo n° 019/2013  |  22/11/2013
1ª Parte
destaques da ABA
Ministro da Justiça recebe CAI/ABA em reunião sobre demarcação de terras indígenas
 
 

Na tarde do dia 24 de outubro, João Pacheco de Oliveira, acompanhado de Fábio Mura e Ricardo Verdum, respectivamente coordenador e secretários  da CAI (Comissão de Assuntos Indígenas) da ABA, estiveram em audiência sobre a demarcação de terras indígenas com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Realizada no Ministério da Justiça, a reunião também teve a presença da Presidenta da FUNAI, Maria Augusta Assirati, e de Marcelo Veiga, assessor especial do Ministro. O Ministro receberá novamente a ABA quando já tiver pronto o texto que está elaborando.

 
Audiência Pública sobre demandas de Comunidades Quilombolas
 
 

A ABA, à convite da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão/MPF, participou da Audiência Pública sobre demandas de comunidades Quilombolas, ocorrida na Procuradoria Geral da República, dia 20 do mês corrente. A Associação foi representada na ocasião por sua vice-presidente, Ellen F. Woortmann, sua Assessora de Laudos Periciais, Eliane Cantarino O’dwyer e seu associado Efetivo, Carlos Alexandre B. Plinio dos Santos.

Leia aqui o convite e confira as fotos no site do MPF –  http://noticias.pgr.mpf.mp.br/imagens/galeria-de-fotos-da-audiencia-publica-sobre-regularizacao-de-terras-quilombolas-20-11-2013/

 
Incra convida a ABA para integrar Mesa permanente sobre questões quilombolas
 
 

A ABA foi convidada pelo presidente do INCRA, Carlos Guedes, para integrar a mesa permanente que trata de questões quilombolas. O convite foi feito no dia 12 deste mês em reunião realizada no gabinete da presidência do INCRA, em Brasília. Na reunião, representaram a ABA a Vice-presidente, Ellen F. Woortmann, e a Tesoureira Adjunta, Andréa Lobo.

Participam da mesa permanente instituições como PGR/6ª Câmara, Fundação Palmares, Funai e Ministérios do Meio Ambiente, Justiça e Educação. A ABA aguarda o convite formal para indicar seu representante nas reuniões da mesa. A associação acredita que esta participação é uma oportunidade para possibilitar melhores perspectivas no tratamento das questões e conflitos que envolvem comunidades quilombolas.

Leia aqui a matéria divulgada pelo INCRA.

 
Evento ABA em Brasília – Seminário discute saúde indígena
 
 

A ABA realizou no dia 25 de outubro, na FIOCRUZ/UnB, o Seminário sobre Interculturalidade e Saúde Indígena, que reuniu um grupo bastante representativo de antropólogos que atuam no âmbito da saúde indígena em universidades e na SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena). O evento, que teve o apoio da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), foi organizado com o  objetivo  de discutir conteúdos antropológicos para várias publicações que a ABA estará desenvolvendo voltadas para profissionais de saúde nos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). A comissão editorial que irá finalizar a redação das publicações é constituída pelos antropólogos e antropólogas Georgia Silva, Nadia Heusi, Renato Athias, Ricardo Verdum e Viviane Assunção.
Confira aqui a programação.

 
Mesa Permanente de Regularização de Territórios Quilombolas INCRA/SP
 
 

O Coordenador do Comitê Quilombos, Osvaldo Martins de Oliveira, representou a ABA na Mesa Permanente de Regularização de Territórios Quilombolas, ocorrida dia 06 de novembro do ano corrente, na sede da Superintendência do INCRA em São Paulo. Sua viagem foi financiada pelo projeto ABA/Ford.
Leia aqui o relato do evento.

 
Secretaria-Geral da PR responde a ABA sobre a consulta da convenção 169
 
 

A Secretaria-Geral da Presidência da República respondeu à ABA sobre a situação da regulamentação da Consulta Prévia, dispositivo estabelecido na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Leia aqui a mensagem.

 
ABA cobra Reitoria da UFPR sobre a seleção de candidatos indígenas
 
 


I Vestibular Indígena, Universidade Estadual de Maringá (UEM), janeiro de 2005
Foto: Edilene Coffaci de Lima

A falta de divulgação do vestibular indígena levou a ABA a redigir um ofício à UFPR.
Leia aqui o ofício da ABA e aqui a resposta do Comitê Gestor da UFPR.

 
ABA apoia manifestação da ABET sobre situação dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul
 
 

A pedido da ABA, a SBPC também assinou a carta de protesto.

 
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
 

Comissão local da RBA reune-se com a Vice-presidente da ABA em Natal

Ellen F. Woortmann, Vice-presidente da ABA, foi à Natal (RN) para participar de banca examinadora para Concurso para Professor e aproveitou a oportunidade  para realizar mais uma reunião, no dia 07 de novembro, com a equipe responsável pela organização da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Foi uma reunião bastante produtiva e os preparativos estão em andamento com a cuidadosa divisão de tarefas proposta pela comissão local.

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras –  http://www.29rba.abant.org.br/
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

 

 
O período de inscrições, com submissão de resumos nos Grupos de Trabalhos, é de 04 de novembro de 2013 a 10 de março de 2014. Confira a lista de GTs aprovados ( http://www.29rba.abant.org.br/trabalho/public?ID_MODALIDADE_TRABALHO=1) e submeta seu título/resumo através do link  http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa;

O prazo para submissão de propostas para Simpósios Especiais, propostos exclusivamente por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA, é de 01 de outubro a 29 de novembro de 2013. Para propor um Simpósio Especial, o associado estar em dia com as anuidades da ABA.
Consulte as regras e prazos:  http://www.29rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=26;
Para submeter sua proposta, acesse o link:  http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa;

Confira também as Mesas Redondas aprovadas:
 http://www.29rba.abant.org.br/trabalho/public?ID_MODALIDADE_TRABALHO=2;

Em caso de dúvidas sobre o processo de inscrições na RBA, entre em contato com a Equipe da 29ª RBA, através do e-mail  29rba@abant.org.br ou do telefone 55 61 3307-3754.

 
II Encontro Mexicano Brasileiro de Antropologia – II EMBRA
 
 

O II EMBRA, organizado pelo Departamento de Antropologia da UnB, ocorreu entre os dias 03 e 06 de novembro, coordenado por Wilson Trajano e Carla Teixeira. A ABA esteve presente através da atual Presidente, Carmen Rial, da Tesoureira-adjunta, Andrea Lobo, do Diretor Antônio Carlos de Souza Lima, além do presidente de honra da ABA, Roque Barros Laraia, dos ex-presidentes Gustavo Lins Ribeiro, Miriam Grossi e Luiz Roberto Cardoso de Oliveira, e muitos associados. A próxima EMBRA será no México, e a IV EMBRA no Brasil, em local ainda a ser decidido.

Clique aqui para conferir a programação e aqui para ver fotos do EMBRA.

Veja o encontro na UnB TV –  http://www.youtube.com/watch?v=O27OEgTa7XY.

 
Evento ABA/Norte em Manaus: Seminário Antropologia e Políticas para os Povos Indígenas
 
 

Foi realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no dia 13 de novembro de 2013, mais um evento ABA. O Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Políticas para os Povos Indígenas contou com a organização da Diretora da ABA, Marcia Calderipe, e a Presidente da Associação, Carmen Rial, esteve presente no evento, que teve também a participação de Alfredo Wagner, Consultor do Comitê Quilombos e Coordenador do Projeto Novas Cartografia Social e Política da Amazônia, entre outros antropólogos e indígenas. O evento foi aberto pela eitora da UFAM, que fez um empolgado discurso garantindo apoio da UFAM as demandas indígenas. Na mesa da manha, discutiu-se temas relacionados a saúde e educação indígena e melhores estratégias nas relações com os chamados índios isolados, enfatizando-se a necessidade de se indenizar as aldeias e os colonos que vem sendo episodicamente saqueados. Na mesa da tarde, os índios nas cidades foram o tema das exposições.

Confira aqui a programação/cartaz e aqui as fotos do evento.

Leia a notícia no site da UFAM –  http://www.ufam.edu.br/index.php/2013-04-29-19-37-05/noticia/1574-seminario-antropologia-e-politicas-para-os-povos-indigenas.

 
Evento ABA/Norte em Boa Vista – A prática Antropológica: Ética, profissionalização e novos desafios
 
 

O Fórum, organizado por uma comissão local coordenada pelo integrante da CAI/ABA Carlos Cirino, foi realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2013, no Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). No programa destacou-se as intervenções de Carlos Cirino dando um panorama da Antropologia da UFRR, a da ex-vice-presidente Lia Zanotta Machado sobre a Antropologia no Brasil, da ex-presidente Miriam Grossi sobre Ética e do coordenador da Comissão de Regulamentação da Profissão da ABA, Henyo Barreto. A presidente Carmen Rial encerrou o encontro com uma análise da política científica atual e a inserção política e acadêmica da ABA.
Confira aqui o cartaz e a programação do evento.

 
Evento ABA/Sul em Curitiba: Seminário Antropologia e Desenvolvimento
 
 

Realizado em Curitiba, nos dias 17 e 18 de outubro, o Seminário Antropologia e Desenvolvimento foi mais uma atividade do Fórum Permanente sobre Desenvolvimento promovido pela ABA. O evento organizado pelo PPGAS/UFPR foi dividido em quatro mesas: Antropologia e Desenvolvimento; Populações Afetadas; Grandes Projetos e Licenciamento Ambiental e Hidrelétricas na bacia do rio Tibagi. Estiveram presentes os antropólogos Russell Perry Scott (UFPE), Henyo Barretto (IEB), Sonia Magalhães (UFPA), Raquel Oliveira (GESTA/UFMG), Deborah Bronz (PPGAS/MN/UFRJ), Lúcio Tadeu Mota (UEM), Evelyn Schuler Zea (UFSC), Luciana Ramos (MPF/Londrina), Marcelo de Abreu Gonçalvez (UFPR), Paulo Roberto Homem de Góes (PPGAS/UFPR), além da Presidente da ABA, Carmen Rial, da coordenadora do PPGAS/UFPR, Edilene Coffaci de Lima, e do coordenador do evento, Ricardo Cid Fernandes. O evento contou ainda com a participação da liderança indígena da TI Pinhalzinho (PR), Reginaldo Alvez, que apresentou a comunicação intitulada “Etnodesenvolvimento e os desafios atuais no processo de participação dos povos indígenas”. A audiência foi composta não apenas por alunos da graduação e pós, mas também por profissionais e estudantes de outras áreas, como Ministério Público, FUNAI, EMATER, EPE, COPEL e Museu Paranaense. E por Cecília Helm, integrante do Conselho Fiscal da ABA. Confira aqui o cartaz e aqui a programação. Clique aqui para ver as fotos do evento.

 
Seminário Virtual: lí­ngua e produção do conhecimento antropológico / Language and the production of anthropological knowledge / La Langue et le savoir anthropologique
 
 

Bela Feldman Bianco, ex Presidente da ABA, organizou o Seminário resultante de um projeto entre quatro associações antropológicas – EASA (Associação Europeia de Antropólogos Sociais), ABA (Associação Brasileira de Antropologia), AAA (Associação Americana de Antropologia) e CASCA (Sociedade Canadense de Antropologia). O Seminário Virtual, em tempo real, realizado dia 15 de outubro, explorou a centralidade da língua na produção do conhecimento antropológico e seus aspectos políticos, e recebeu mais de trezentas inscrições de um total de 40 países. Mais de 90 pessoas assistiram!

 

DEVIDO AO SEU TAMANHO, O INFORMATIVO nº 019/2013 SERÁ ENVIADO EM DUAS PARTES. AQUI TERMINA A PRIMEIRA PARTE DESTE INFORMATIVO. VOCE RECEBERÁ AMANHÃ A SEGUNDA PARTE. 

 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support