Informativos

Moções da ABA – Informativo n° 018/2013 | 14/10/2013

 
 
  Moções da ABA – Informativo n° 018/2013  |  14/10/2013
destaques da ABA
Seminário Virtual: língua e produção do conhecimento antropológico / Language and the production of anthropological knowledge / La Langue et le savoir anthropologique
 
 

Este seminário virtual pretende explorar a centralidade da língua na produção do conhecimento antropológico e seus aspectos políticos a partir de dois pontos de vista que, embora diversos, apresentam-se interconectados:

  1. A língua é central ao encontro etnográfico e estabelece as bases para uma interação a longo prazo que é potencialmente desigual.
     
  2. A circulação global do conhecimento antropológico e as resultantes mudanças nas relações de poder têm chamado cada vez mais a atenção dos antropólogos e das antropólogas.

O seminário abordará essas questões por meio de um debate aberto e multilíngue.

Inscreva-se e participe neste experimento multilíngue. É só clicar  em  http://www.wcaanet.org/events/webinar.

O evento ocorre hoje , 15 de outubro, de 11h às 13h. Os textos já estão disponíveis para receber seus comentários on line (em português, inglês ou francês).

Organização: EASA (Associação Europeia de Antropólogos Sociais, ABA (Associação Brasileira de Antropologia), AAA (Associação Americana de Antropologia) e CASCA (Sociedade Canadense de Antropologia).

 
Fundação Ford financiará atividades da ABA
 
 


Osvaldo Martins de Oliveira, Coordenador do Comitê Quilombos, Eliane Cantarino O’dwyer, Comissões Especiais de Apoio à Presidência/Laudos Periciais, Antônio Carlos de Souza Lima, Diretor, Ricardo Verdum, Secretário da CAI, Carmen Rial, Presidente da ABA e Aurélio Vianna, representante da Ford.

Uma reunião no Rio de Janeiro entre o representante da Ford, antropólogo Aurélio Vianna e a ABA – Presidência, Diretoria, CAI, Comitê Quilombos e Assessoria de Laudos Periciais, serviu para ajustar a implementação do Projeto “Diversidade Étnica, Direitos Territoriais diferenciados no Brasil Contemporâneo: Produção, Sistematização de Conhecimentos, Disseminação de Informações e Intervenções em Debates Públicos Promovidos pela Associação Brasileira de Antropologia”. O projeto conta com um substancial financiamento para encontros organizados pelo comitê Quilombos e pelo Comissão de Assuntos Indígenas, livros e vídeos, que serão disponibilizados na TV ABA. O primeiro deste encontro está previsto para novembro, em João Pessoa, organizado por Fábio Mura, da CAI. Criar expertise e divulga-la é a melhor forma da ABA intervir na tensa cena política atual no país.

 
ABA apresenta moções aprovadas na ANPOCS
 
 

Clique aqui para ler a moção que defende índios e quilombolas, aqui para a moção pró-aborto e aqui para a moção contra Marcos Feliciano. A outras moções aprovadas na ANPOCS foram também apresentados por associados da ABA. Clique aqui para ler a moção sobre a Judicialização dos Processos Seletivos para ingresso em curso Mestrado e Doutorado e aqui a que defende mais financiamentos para pesquisas do BRICS.

 
ABA realiza em 8 meses o prometido para dois anos
 
 


Durante a reunião do Conselho Diretor na ANPOCS, a Secretaria Administrativa apresentou aos conselheiros as realizações recentes da ABA. Destacam-se a redação de diversas notas e cartas em defesa de populações subalternas, do meio-ambiente, e dos direitos sexuais e reprodutivos, a organização de 10 eventos no Brasil e um na internet, a co-liderança na organização de um Forum de Ciências Humanas reunindo 23 associações cientificas, a obtenção do direito de sediar o congresso da IUAES em 2018, a implementação de um novo site, de Novos Debates, novo veiculo de divulgação, e, administrativamente, obtenção de um substancial financiamento da Ford e a obtenção da inscricao no pay-pal.  
Confira aqui o power point apresentado na reunião do Conselho Diretor, ocorrida por ocasião do 37º Encontro Anual da ANPOCS.

 
ABA cobra o governo sobre Consulta Prévia
 
 

Mensagem enviada pelo Secretario da CAI, Ricardo Verdum, ao Secretário Paulo Maldos, da Secretaria Geral da Presidência, indaga sobre o final do prazo marco para termos a minuta de regulamento do procedimento de consulta aos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais quando afetados por empreendimentos – principal produto esperado do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI). Estamos aguardando a resposta.

 
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
 

Acompanhe no site do evento, dia 31 de outubro de 2013, as propostas de MRs e GTs selecionadas pelo Conselho Diretor.

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras –  http://www.29rba.abant.org.br/
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
 

 

 

O prazo para submissão de propostas para Simpósios Especiais é de 01 de outubro a 29 de novembro de 2013. Mas os SEs serão propostos exclusivamente por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA. Para propor uma proposta, deve-se estar em dia com a anuidade da ABA. É muito fácil pagar a anuidade: escreva para  aba@abant.org.br ou telefone para 61 3307-3754. O mesmo vale para dúvidas sobre sua categoria atual.

Regras e prazos:  http://www.29rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=26;

Submissão de proposta:  http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa;

Em caso de dúvidas, sobre o processo de inscrições na RBA, entre em contato com a Equipe da 29ª RBA:  29rba@abant.org.br ou 55 61 3307-3754.

 
E-book Antropologia e ética: desafios para a regulamentação já acessível
 
 

A ABA tem o prazer de anunciar mais um e-book, com seu selo editorial, organizador por Cynthia Sarti e Luiz Fernando Dias Duarte. Clique aqui para visualizar em PDF, aqui para versão EPUB e aqui para vesão MOBI. Leia os textos que contribuem para a intensa discussão em torno do melhor modo de realizar o controle da ética na pesquisa antropológica no Brasil.

 
Marca da ABA será registrada
 
 

Veja a marca da ABA, escolhida pelo Conselho Diretor, para ser registrada oficialmente. O processo pode levar até 3 anos mas garantirá o uso do nome da ABA sem perigo de processos judiciais.

 

 
Novos Debates, revista de divulgação
 
 

Novos Debates é a nova publicação, promovida pela ABA, destinada predominantemente à publicação de artigos de estudantes em antropologia e áreas afins, de todos os níveis de formação.
Os editores receberam um grande número de contribuições, especialmente para a seção Novas Pesquisas. O prazo para o recebimento de resenhas, através do e-mail  novosdebates@gmail.com, será estendido até o dia 16 de outubro de 2013. As normas de publicação se encontram aqui. O primeiro número de Novos Debates é previsto para esta ano.

 
Comitê de Gênero e Sexualidade da ABA no Fazendo Gênero
 
 

O Comitê de Gênero e Sexualidade da ABA realizou reunião aberta a todos os associados e interessados na quarta-feira (18/09). A reunião foi dirigida pela vice coordenadora do Comitê, Adriana Piscitelli. Leia aqui o relato da reunião.

Pela primeira vez, a ABA teve uma banca funcionando no evento e pode atender um grande número de associadas que aproveitaram para pagar a anuidade e receber seus 8 livros.

 
Próxima ABANNE/REA será em Maceió em 2015
 
 

Representantes de programas e departamentos de Antropologia da região Norte e Nordeste reunidos durante o 37 Encontro Anual da ANPCS após analisarem as proposições decidem que a próxima ABANNE/REA. Tendo em vista a organização e o avanço das negociações que estão sendo realizadas pelos Antropólogos da  UFAL em Maceió, o grupo de pesquisadores e antropólogos presentes na sala 10 da ANPOCS, decidiu apoiar a candidatura de Maceió, tendo a frente os nossos colegas Amurabi Pereira de Oliveira, Nádia Elisa Meinerz e Wagner Diniz. Parabéns aos colegas de Maceió, que em tão pouco tempo conseguiram dar inicio uma excelente articulação para a realização da ABANNE/REA em Maceió em 2015.

 
VIBRANT no ar em revues.org
 
 


Everson Fernandes, Jefferson Virgílio, Marie-Pellen, Natália Regina, Felipe Fernandes & Vinicius Ferreira (fotógrafo)

Uma equipe liderada por Felipe Fernandes participou da Oficina que permitiu incluir a revista VIBRANT no portal revues.org, que reune diversas revistas acadêmicas em livre-acesso, sendo muito conhecido na Europa. Os primeiros números já estarão no site de revues.org nesta semana, ampliando assim o número de leitores de VIBRANT, a revista da ABA editada por Peter Fry.

 
VIBRANT 2 – Dossier Cultural heritage and museums
 
 

Vibrant v.10 n.1 –  http://www.vibrant.org.br/issues/v10n1/
Editores do dossiê: Antônio Arantes e Antônio Motta

 
VIBRANT 3 – Dobramos o numero de acesso em um ano
 
 

A VIBRANT continua crescendo. Conseguimos um aumento signficativo no numero de acessos e de impressões no ultimo ano. Clique aqui para ver as estatísticas – no mes de março houve um problema no servidor. Para melhor entende-las, saiba que na web a palavra Acesso (ou “visitante”) significa uma visita ao site, alguem que navegou pelo site, possivelmente em várias páginas diferentes, e baixou (ou não) artigos; impressão ou página visualizada significa  visualização de página, e não impressão em papel – um único *visitante* pode acessar várias paginas. E downloads, bem, este é fácil, siginifca um arquivo baixado.

 
prêmios
Roque e Otávio: Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica Gilberto Velho
 
 

A ANPOCS instituiu em seu 37º Encontro Anual uma nova premiação destinada a reconhecer colegas por suas contribuições acadêmicas, pelo impacto de sua destacada produção intelectual, e por seu trabalho institucional em prol das ciências sociais.
Foram criados três prêmios, considerando-se as diferentes áreas de atuação das Ciências Sociais.
A área da Antropologia recebeu o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica/Gilberto Velho, através de Lia Zanotta Machado, e os Premiados, associados da ABA, foram: o ex-Presidente Roque de Barros Laraia e Otávio Guilherme Velho. A ABA felicita a iniciativa da ANPOCS e congratula os antropólogos premiados.
Confira aqui os premiados das demais áreas.

 
Antropólogas recebem Prêmios da CAPES
 
 

O Prêmio Capes de Tese Edição 2013 aos autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2012 foi divulgado.  Autores e orientadores, associados da ABA, receberam o Prêmio nas áreas Antropologia/Arqueologia e Interdisciplinar, confira abaixo.

Área: Antropologia/Arqueologia
Autor: Taniele Cristina Rui
Orientador: Heloísa André Pontes
Tese: Corpos Abjetos: etnografia em cenários de uso e comércio de crack
Programa: Antropologia Social
Instituição: UNICAMP

Área: Interdisciplinar
Autor: Wagner Xavier de Camargo
Orientador: Carmen Silvia Moraes Rial
Tese: Circulando entre práticas esportivas e sexuais: etnografia em competições esportivas mundiais LGBTs
Programa: Interdisciplinar em Ciências Humanas
Instituição: UFSC

Para acessar a lista completa clique aqui.

 
Antropólogos recebem Premio da ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias
 
 

A melhor tese de doutorado em Ciências Sociais da ANPOCS teve como vencedor O Carvalho e a Mulemba: Angola na narrativa colonial portuguesa, de Diego Ferreira Marques, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UNICAMP, orientada por Omar Ribeiro Thomaz, Conselheiro da ABA. A dissertação Aquilo é uma coisa de Índio: objetos, memória e etnicidade entre os Kanindé do Ceará, de Alexandre Oliveira Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, orientada pelo Secretario Renato Athias recebeu menção honrosa.
Veja aqui os demais premiados.

 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

eventos
Eventos no Brasil
 
 

Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento

Data: 17 e 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I – Campus Reitoria.
Informações: Programação

 
 

Semana de Antropologia Visual
Data: 08 a 17 de outubro de 2013
Local: UFSC
Informações:  http://ppgas.paginas.ufsc.br/files/2013/10/seminario2.pdf /  http://ppgas.posgrad.ufsc.br/2013/10/04/semana-de-antropologia-visual-de-8-a-17-de-outubro-de-2013/

 
 

Eventos ABA/Norte: A Profissionalização do Antropólogo
Data: 14 de novembro de 2013
Local: UFR, Boa Vista

 
 

Palestra “Cabildos Interétnicos e Identidades Depuradas”
Data: 14 de outubro de 2013
Local: USP, Prédio da Ciências Sociais/FFLCH, sala 24
Informações:  http://br.groups.yahoo.com/group/nauatual/attachments/folder/1093937495/item/1649544235/view

 
 

Mini-curso “Etnografia del Estado e Políticas de Patrimonialización”
Data: 15 e 16 de outubro de 2013
Local: USP, Prédio da Ciências Sociais/FFLCH, sala do NAU (Sala 22)
Informações:  http://br.groups.yahoo.com/group/nauatual/attachments/folder/1093937495/item/1649544235/view

 
 

Mesa Redonda Sociologia e Antropologia: conexões, fronteiras e itinerários
Data: 16 de outubro de 2013
Local: UFF
Informações: Divulgação

 
 

Seminários do DAN: “Antropologia da África Made in Brazil”
Data: 16 de outubro de 2013
Local: UnB / Sala de Reuniões do Departamento de Antropologia, ICC Centro – Sobreloja-B1-347
Informações: Divulgação

 
 

Audiência Pública – Comunidade Quilombola Rio dos Macacos/BA
Data: 23 de outubro de 2013
Local: Procuradoria da Republica/BA
Informações: Cartaz

 
 

5º Festival do Filme Etnográfico do Recife
Data: 28 a 31 de outubro de 2013
Local: Recife/PE
Informações:  http://www.ufpe.br/filmedorecife/

 
 

Curso: Legado Rupestre
Data: 14 a 16 de novembro 2013
Local: Auditório do Quarteirão Leite Alves, CAHL, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Informações:  http://www.ufrb.edu.br/reconcavoarqueologico/

 
 

III Semana de Antropologia do PPGA/UFPB – O Ofício do Antropólogo
Data: 19 a 22 de novembro de 2013
Local: UFPB, João Pessoa/PB
Informações:  http://semanadeantropologia.wix.com/semana3

 
Eventos no Exterior
 
 

VII Jornadas Santiago Wallace de Investigación en Antropología Social – UBA
Data: 27 a 29 de novembro de 2013
Local: Buenos Aires/Argentina
Informações:  http://www.jias.org.ar/  / 5ª Circular

 
 

Segunda Escuela Internacional de Posgrado MIGRARED “Metodologías y prácticas de investigación sobre migraciones internacionales en América Latina: estados, actores y políticas
Data: 09 a 13 de dezembro de 2013
Local: Havana/Cuba
Informações: Cartaz

 
 

II Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata
Data: 07 a 11 de abril de 2014
Local: San José de Mayo, Uruguai
Informações: Circular

 
 

Ethnografilm Festival
Data: 17 a 20 de abril de 2014
Local: Paris/França
Informações:  http://ethnografilm.com/

 
Exposições
 
 

Maison Européene de la Photographie – Carlos Fausto Nus et Vêtus Comme il Faut
Data: 02 a 27 de outubro de 2013
Local: Paris/França
Informações: Cartaz / Divulgação

 
oportunidades
Pós-graduação
 
 

Mestrado na UFES
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), divulga a abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Ciências Sociais. Inscrições: 30 de setembro a 18 de outubro de 2013. Informações:  http://portais4.ufes.br/posgrad/edital_drupal/ob_edital53_53_Edital%20PGCS-01-2013-14%20%28VF%29.pdf.

 
 

Doutorado na UFMG
O  Coordenador  do  Programa  Pós-Graduação  em  Antropologia  da  Faculdade de  Filosofia  e  Ciências  Humanas  (FAFICH)  da  Universidade  Federal  de  Minas Gerais  faz  saber  que, estarão  abertas  as  inscrições  para  seleção  de  candidatos  ao  Doutorado. Inscrições: 14  de  outubro  a  05  de  novembro  de 2013. Informações: Edital.

 
 

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD na UFPA
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulga inscrições  para  Bolsa  de  Pós- Doutorado  em  Arqueologia. Inscrições: 07  de  outubro  a  10  de  novembro  de  2013. Informações: Edital / Portaria.

 
 

Mestrado e Doutorado no IUPERJ
O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia. Inscrições: 23 de setembro a 22 de novembro de 2013. Informações: www.iuperj.br.

 
 

Mestrado na UNILA
O  Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos  (PPG- IELA) faz saber que estarão   abertas   as   inscrições   para   o   Curso de  Mestrado   em  Estudos   Latino- Americanos. Inscrições: 27 de setembro a 26 de novembro de 2013. Informações:  http://unila.edu.br/mestrado/iela.

 
Concursos e seleções
 
 

Concurso para Professor na UFV
A Universidade Federal de Viçosa faz saber que se encontram abertas as inscrições ao processo de seleção para contratação de um Professor Visitante, para atuar no Departamento de Ciências Sociais, atuando em programas inovadores de Ensino da Graduação. O professor visitante irá, ainda, desenvolver atividades de pesquisa e de extensão na área de Antropologia Social/Cultural, por um período de 24 (vinte e quatro) meses. Inscrições até 13 de outubro de 2013. Informações:  http://www.ufv.br/soc/files/pag/editais/2013/Edital%20138-2013%20_Antropologia%20Social_.pdf.

 
 

Concurso para Professor na UNILA
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA torna público o Edital de condições gerais para concursos públicos de provas e títulos destinado a selecionar candidatos para o cargo de Professor do Magistério Superior. Inscrições: 16 de setembro a 20 de outubro de 2013. Informações:  http://unila.edu.br/conteudo/concursos.

 
 

Concurso para Professor na USP
Estão abertas as inscrições ao concurso público para provimento de um cargo de professor-doutor, na área de Religiosidade Popular e Instituição Religiosa, do Departamento de Antropologia da USP. Inscrições: 02 a 31 de outubro de 2013. Informações:  http://www.fflch.usp.br/da/#&panel1-2&panel2-2.

 
 

First Peoples Worldwide financia Projetos de Comunidades Indígenas
A organização americana First Peoples Worldwide, fundada por uma empreendedora social indígena Cherokee, Rebecca Adamson, recebe propostas para financiamento de projetos que visem empoderar comunidades indígenas. O apoio varia de 500 a 20 mil dólares. O prazo limite para envio de projetos é 31 de outubro de 2013. Informações:  http://www.firstpeoples.org/grants/grants.

 
 

Concurso para Professor na UFF
O Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense divulga concurso para uma vaga de Professor, na área de conhecimento: Etnicidade e Estado. A formação dos candidatos deve ser: Doutorado em Antropologia, Ciências Sociais e Ciências Humanas. As provas escrita e didática ocorrerão no período de 11 a 14 de novembro de 2013. Informações:  http://www.pciconcursos.com.br/concurso/uff-universidade-federal-fluminense-rj-52-vagas.

 
publicações
Chamada para artigos
 
 

Anuário Antropológico
O Anuário Antropológico está recebendo artigos e resenhas para a publicação em seus números de 2014 e seguintes. A Anuário Antropológico recebe, em fluxo contínuo, contribuições nacionais e internacionais [podem ser publicadas contribuições originais em francês, inglês e espanhol] que estejam em concordância com o formato e com o perfil definidos por sua linha editorial. As contribuições devem ser encaminhadas para  anuario_antro@unb.br ou  andreaslobo@yahoo.com.br. Informações:  http://www.dan.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=99&Itemid=28.

 
 

Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
A comissão editorial de Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais – convida os discentes e docentes para contribuírem com fotografias de suas pesquisas de campo para a capa da nossa próxima edição a ser lançada no final deste semestre. Os interessados poderão enviar 1 (uma) fotografia em arquivo de formato jpeg ou tiff, com resolução acima de 300 dpi, até 18 de outubro para o e-mail  revistaposunb@gmail.com. Preferencialmente, recomendamos que a fotografia não apresente rostos identificáveis.

 
Lançamentos – Livros 2013
 
 

Livro “José Rodrigues Vieira Netto – A vida e o trabalho de um grande mestre”, de Cecília Maria Vieira Helm, ex-tesoureira e atual conselheira fiscal da ABA
A obra narra a infância, adolescência e a carreira do advogado, além de trechos nos quais a autora relata as injustiças cometidas contra Vieira Netto durante a década de 60, quando teve seus direitos cassados pela ditadura militar, e as lições de vida transmitidas pelo humanista.

 
 

BASTOS, Rafael J. de Menezes (2013),  A Festa da Jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Florianopolis: Editora UFSC.

 
 

FERREIRA, Luciane Ouriques (2013), Medicinas Indígenas e as Políticas da Tradição – entre discursos oficiais e vozes indígenas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

 
notícias da mídia/outras
Mobilização Nacional Indígena em Defesa da Constituição Federal de 1988
 
 

Outubro foi um mês de grande mobilização de índios em defesa dos direitos garantidos pela Constituição Federal e que correm risco de serem retirados por projetos que tramitam no Congresso Nacional. A CAI acompanhou de perto a movimentação, e realizou uma mesa na ANPOCS, coordenada por Fábio Mura (CAI/ABA), onde o tema foi discutido com a participação da Dra. Déborah Duprat, Coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) – PGR e Subprocuradora Geral da República e de Ricardo Verdum (CAI/ABA). Também na mesa sobre Desenvolvimento o tema foi abordado por: Edna Maria Ramos de Castro (UFPA), Stephen Grant Baines (UnB) e  Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF, Quilombos/ABA). Abaixo, reproduzimos algumas das reportagens que dão conta destas mobilizações. Uma destas mobilizações foi a do Morro dos Cavalos, em SC, que teve a presença da Presidência da ABA e da CAI, representada por Maria Dorothea Post Darella (UFSC). Leia aqui o relato sobre esta manifestação, enviado por M. Dorothea.

Enquanto  mobilização nacional indígena protestava contra a Proposta de Emenda à Constituição (215/2000), que transfere ao Congresso Nacional o poder de demarcação de seus territórios, uma comissão do congresso aprovava a PLS 417/11, no mesmo sentido.
 http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/10/09/aprovadas-em-comissao-novas-regras-para-demarcacao-de-terras-indigenas
 http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=101213.

E tem a tal Comissão de Regulamentação de dispositivos constitucionais ainda por regulamentar, entre eles a definição do “relevante interesse público da união” e a exploração de recursos nas TI.
 http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/10/constituicao-completa-25-anos-com-112-lacunas-de-regulamentacao.

 
Colóquio: Povos Indígenas e Demarcações de Terras – Henyo Trindade Barreto
 
 

O Antropólogo e Professor Henyo Trindade Barreto Filho falou sobre “As demarcações de TIs hoje: retomando a lógica do biombo”, no Colóquio Interdisciplinar sobre Povos Indígenas e Demarcações de Terras: a resistência, o confronto e os desafios jurídicos e antropológicos”, realizado em 02 de outubro de 2013, no auditório do Centro Cultural Evandro Lins e Silva, no Conselho Federal da OAB em Brasília/DF. Assista o vídeo aqui.

 
Mobilização Nacional Indígena em Brasília
 
 

Assista o vídeo da aula aberta na Universidade de Brasília, em 30 de setembro de 2013, com Marcela Coelho de Souza (DAN/UnB), Henyo Trindade Barretto Filho (IEB) e Makaulaka Mehinako (Mestrando em Linguística/UnB) –  http://youtu.be/_pEPSdxa5v0.
Como bem disse nosso colega Henyo Barretto: “O que está em jogo não são dois artigos da Constituição. É efeito dominó: se caírem os direitos indígenas, cairão outros direitos. O ataque é a construção de um processo de nova hegemonia política nesse país. Não à toa se mudou o código civil em 2002, o código florestal no ano passado, não à toa se quer um novo código de mineração e se quer mudar a Constituição. Estar na luta com os índios não é só estar na luta pelos índios, mas estar na luta por um Brasil justo e solidário.”
Visite a página do IRIS/DAN no Facebook –  https://www.facebook.com/pages/IRIS-DANUnB/214562238599368.
Inscreva-se no canal do IRIS/DAN no Youtube  –  http://www.youtube.com/user/canalIRIS.

 
Apoio à mobilização dos Povos Indígenas e Quilombolas da Bacia do Trombetas
 
 

A mobilização lançada pela CPI-SP e pelo Iepé na semana passada envolveu um ato em Belém na última quarta-feira, 02/10 (realizado na esteira da Mobilização Nacional Indígena), e prossegue com uma campanha online –  http://www.cpisp.org.br/email/campanha02out13/carta.aspx.

A principal reivindicação da campanha é a publicação do RCID da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana, que está finalizado e aguarda assinatura pela Presidência da FUNAI desde abril deste ano. A campanha também solicita a regularização das Terras Quilombolas de Alto Trombetas, Jamari/Último Quilombo/Moura, Aribamba e Cachoeira Porteira, todas situadas nos rios Erepecuru e Trombetas. Outra pauta importante é a que se opõe à expansão das atividades minerárias, realizada pela Mineração Rio do NorteInformações nos sites do Iepé e da CPI-SP:  http://www.institutoiepe.org.br/campanhas/demarcacao-ja/  /  http://www.cpisp.org.br/pdf/FolderQuilombolas_site.pdf.

 
Carta de apoio à Mobilização Nacional Indígena (Pós-Graduandos em Antropologia e Arqueologia-RJ)
 
 

No momento em  que  escrevemos esta carta, milhares de indígenas já deixaram suas aldeias e estão  a  caminho  de  Brasília para  participar da Mobilização Nacional  Indígena1, que  acontece entre  os  próximos  dias  30  de setembro  e  05 de  outubro.  Tantos  outros  organizam ações em diversas  regiões  do  país e  já realizam  manifestações (como os  Mbya  em  SP, Terena em  MS, estudantes indígenas no TO etc.).

 
Carta de apoio dos estudantes do PPGAS/UnB à Mobilização Nacional Indígena
 
 

De 30 de setembro a 5 de outubro acontece em todo o Brasil a Mobilização Nacional Indígena em defesa dos direitos constitucionais e apoiada por comunidades quilombolas e demais populações tradicionais. Nós, alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília – PPGAS/UNB, viemos manifestar nosso apoio irrestrito à mobilização e luta desses povos. Reconhecemos que o atual contexto político é o pior vivenciado por essas populações desde a promulgação da Constituição Federal. Estamos cientes de que uma pressão intensa por parte de grupos econômicos ligados principalmente ao setor agropecuário ameaça os direitos territoriais e a condição de existência desses grupos.

 
Mato Grosso do Sul: indígenas ocupam sede do Distrito de Saúde
 
 

Cerca de quarenta lideranças indígenas Terena, Guarani, Kaiowá, Guató e Kadiwéu ocuparam na manhã desta quarta-feira, 18, a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), em protesto contra a atual gestão do órgão. O movimento é pacífico e exige o afastamento do atual coordenador do órgão, Nelson Carmelo, e a indicação de um novo nome, sob orientação do movimento indígena. Em carta lançada esta tarde, as lideranças afirmaram que não deixarão o prédio até que suas demandas sejam atendidas.

 
Carta de apoio dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar aos povos indígenas do sul da Bahia
 
 

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar manifestam seu apoio aos povos indígenas do Sul e extremo Sul da Bahia, que estão sendo violentamente ameaçados, como nos mostra o grave episódio envolvendo professores do Instituto Federal da Bahia.

 
Vivemos o maior ataque a direitos indígenas desde 1988’, diz pesquisadora
 
 

Daniela Alarcon, acompanha luta da tribo Tupinambá pela “retomada” de suas terras, em conflito com fazendeiros e posseiros no sul da Bahia.

 
Petição pela regularização fundiária do território Tradicional Xukuru-Kariri
 
 

Campanha pela regularização do território do Povo Xukuru Kariri, em  Palmeira dos Índios, onde políticos e fazendeiros locais tratam da questão com indiferença e até fingem desconhecer a história do Povo Xukuru Kariri. Devido as ultimas ações desenvolvidas pelos políticos locais, na qual conseguiram paralisar as atividades do grupo técnico, que encontrava-se na área fazendo o levantamento das propriedades, foi lançada a petição pela regularização do Território Xukuru Kariri –  http://www.avaaz.org/po/petition/Regularizacao_do_Territorio_Xukuru_Kariri/?copy.

 
Mais um homicídio/caso de violência contra uma mulher Quilombola
 
 

Maria do Céu Ferreira da Silva, 43 anos, louçeira e Presidente da Associação das louçeiras negras da Serra do Talhado, liderança da comunidade Quilombola da Serra do Talhado Urbano, na cidade Santa Luzia/PB.

 
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support