Informativos

Informativo n° 017/2013 | 18/09/2013

 
 
  Record de Propostas para a RBA
Informativo n° 017/2013  |  18/09/2013
destaques da ABA
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
 
Apesar de um calendário mais apertado, dada a antecipação da reunião do Conselho Diretor da ABA tradicionalmente realizada durante a ANPOCS, a 29ª RBA teve um número elevado de proposições de MRs e GTs. Elas estão sendo analisadas por um Comitê Científico presidido pelo Secretário Renato Athias.

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras –  http://www.29rba.abant.org.br/
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acompanhe no site do evento, dia 31 de outubro de 2013, as propostas de MRs e GTs selecionadas pelo Conselho Diretor.


O prazo para submissão de propostas para Simpósios Especiais é de 01 de outubro a 29 de novembro de 2013.
OBS: Os SEs serão propostos exclusivamente por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA.
Regras e prazos:  http://www.29rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=26;
Submissão de proposta:  http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa;
Em caso de dúvidas, sobre o processo de inscrições na RBA, entre em contato com a Equipe da 29ª RBA:  29rba@abant.org.br ou 55 61 3307-3754.
Em caso de dúvidas sobre sua categoria atual, assim como sua situação em relação as anuidades, entre em contato com a Secretaria Administrativa da ABA:  aba@abant.org.br e 61 3307-3754.
 
ABA no Fazendo Gênero
 
 

A Presidente da ABA, Carmen Rial, participou da mesa de abertura do Fazendo Gênero, que contou com a presença da Ministra da Secretaria de Igualdade Social, Luiza Bairros, e de Lourdes Bandeira, representando a Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A ABA tem um quiosque para atender seus associados, que funcionará entre os dias 16 e 20 de setembro, localizado próximo ao credenciamento do evento.
Se você está participando do Fazendo Gênero, contamos com sua visita no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina para que o Roberto Pinheiro possa checar e entregar as publicações que as associadas em dia tem direito de receber. Caso sua anuidade não esteja em dia, aproveite para atualizá-la durante o encontro. Será um prazer atendê-las.

 
ABA no Fazendo Gênero II
 
 

O Comitê de Gênero e Sexualidade da ABA realizará reunião aberta a todos os associados e interessados na quarta-feira (18/09), às 14h (sala 301, Bl. B, Térreo, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH). A reunião será coordenada pela vice-coordenadora do Comitê, Adriana Piscitelli.

Confira aqui o folder que a ABA elaborou e será distribuído no encontro para facilitar o acompanhamento das atividades que contarão com a participação de nossas associadas. Há um maior número de associados participando do Fazendo Genero do que haverá na ANPOCS na próxima semana.

 
ABA/Sul: Seminário Antropologia e Desenvolvimento em Curitiba
 
 

Já está fechada a programação do Seminário Antropologia e Desenvolvimento que será realizado na Universidade Federal do Paraná, nos dias 17 e 18 de outubro. Participarão do evento Parry Scott (Coordenador do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos), Henyo Trindade Barreto e Andrea Zhouri (Assessores Especiais da Presidência da ABA para Assuntos de Meio Ambiente), lideranças indígenas e várias outras antropólogas. O Seminário é coordenado por Edilene Coffaci de Lima e Ricardo Cid Fernandes, da UFPR.  Compareça e nos ajude a pensar sobre este tema tão delicado na atualidade, em relação ao qual a ABA precisa estar atenta e atuante.
Clique aqui para a programação completa.

 
Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos apoia a nota conjunta da Fiocruz, Abrasco e INCA
 
 

Uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

 
CAI/ABA protesta contra o ataque aos Tupinambás da Serra do Padeiro
 
 

“Oito casas de indígenas incendiadas em Buerarema, no dia 24 de agosto”. Vide notícia e comentários na imprensa regional, inclusive apoiando a ação criminosa ( http://www.macuconews.com.br/2013/08/buerarema-populacao-coloca-fogo-em.html).

Leia aqui
Assine aqui a petição pública on line.
Leia aqui a carta aberta de doze acadêmicos autores de pesquisas, junto ao povo Tupinambá, recomendando a urgente conclusão do processo demarcatório da Terra Indígena Tupinambá de Olivença.

 
Seminário de Especialistas: Povos Indígenas em Isolamento Voluntário e Contato Inicial nas Américas, CIDH/OEA
 
 

CAI/ABA acompanha atentamente o importante debate. Veja aqui o relatório e texto completo apresentado pelo sertanista Antenor Vaz.

 
Seminário Imagem, Pesquisa e Antropologia
 
 

O Visurb – Grupo de Estudos Visuais e Urbanos da UNIFESP está organizando, com o apoio do CAV – Comitê de Antropologia Visual da ABA – Associação Brasileira de Antropologia, o  Seminário Imagem, Pesquisa e Antropologia que reunirá pesquisadores, grupos, núcleos e laboratórios que atuam em pesquisas na área da antropologia da imagem e do som para discutir suas práticas de pesquisa a partir de uma reflexão sobre questões teóricas, epistemológicas e éticas que envolvem o uso da imagem no âmbito da pesquisa antropológica. O evento será de 04 a 08 de novembro na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Informações e inscrições:  http://visurb-unifesp.wix.com/visurb-unifesp.

 
Acessibilidade em congressos, outros eventos e na escrita
 
 

Você deve ter notado que neste informativo não estamos usando a barra para acrescentar o gênero feminino nas palavras no masculino, como fazíamos antes. Ex: alunos/as. Isto se deve a recomendação do Comitê Deficiência e Acessibilidade da ABA que alerta para os problemas causados por este uso, e também para o uso da @, já que os aplicativos de transcrição não conseguem decodificar corretamente a palavra. O Comitê elaborou uma importante cartilha para o Fazendo Gênero 10, que será aplicada na próxima RBA.

Inspire-se nesta cartilha e faça o seu evento mais acessível –  http://generoeciencias.paginas.ufsc.br/files/2013/09/cartilha-on-line-final.pdf.  
Veja o vídeo onde a acessibilidade é explicada:  http://www.youtube.com/watch?v=SuCH_A3KOGY&feature=youtu.be.

 
ABA na ANPOCS
 
 

A Equipe Administrativa da Associação estará atendendo seus associados, entre os dias 23 e 27 de setembro, na Feira de Livros do Congresso. Contamos com sua visita para que possamos checar e entregar as publicações que as associadas em dia possuem direito de receber. Nesta ocasião também será possível atualizar sua anuidade, caso não esteja em dia. Será um prazer atendê-las!

A reunião do Conselho Diretor da ABA será realizada no dia 25 de setembro (quarta-feira), das 16h às 18h, no Hotel Monte Real, sala 17 – Rubi.

 
Novos Debates, revista de divulgação
 
 

Novos Debates é a nova publicação da ABA, destinada aos estudantes em antropologia e áreas afins, de todos os níveis de formação. Para o seu primeiro número, aceitamos contribuições para a seção Novas Pesquisas, que publica textos sobre pesquisas em andamento ou recentemente concluídas. Tendo em vista que o seu objetivo é de fazer circular os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ou recém graduados, propomos o envio de textos curtos com uma apresentação clara e sucinta das pesquisas. Recebemos ainda resenhas de publicações, exposições artísticas e etnográficas e de filmes recentes, que sejam de potencial interesse antropológico. A seção Opinião se abre a pequenos textos críticos sobre temas em voga no debate público atual (como a questão indígena, direitos sexuais, manifestações políticas, formação em antropologia etc). As contribuições devem ser enviadas até 27 de setembro, ao endereço  novosdebates@gmail.com. As normas de publicação se encontram aqui.

 
Safeguarding the intangible – Parte 4 do dossier Cultural heritage and museums da VIBRANT
 
 

Vibrant v.10 n.1 –  http://www.vibrant.org.br/issues/v10n1/
Editores do dossiê: Antônio Augusto Arantes e An†ônio Motta

Part 4: Safeguarding the intangible
Download Part 4 as a single PDF

Origin Narratives, Transformation Routes: Heritage, Knowledge And (a)Symmetries On The Uaupés River
Geraldo Andrello

Iauaretê, Cachoeira das Onças [Jaguar Waterfalls] (film)
Vincent Carelli

The Recognition of Brazilian samba de roda and Reunion maloya as Intangible Cultural Heritage of Humanity
Guillaume Samson and Carlos Sandroni

Within the Dialog between Anthropology and Museums: The Reference Center for Brazilian Football
Clara de Assunção Azevedo & Daniela do Amaral Alfonsi

CRBF – Centro de Referência do Futebol Brasileiro [Brazilian Football Reference Center] (film)
Aira Bonfim e Danilo Delfino

 
ABA na V APA – Antropologia em Contra-Ponto
 
 

CF-horz

O ex-Presidente da ABA, Gustavo Lins Ribeiro, proferiu a conferencia de abertura e a Presidente da ABA a de encerramento do V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, realizado em Vila Real, de 8 a 11 de setembro. Foi assídua a presença dos Associados da ABA no evento. Segundo o coordenador do evento, Robert Rowland, 47% dos papers propostos o foram por antropólogos brasileiros. A novidade no evento foram os Duetos, conversa informal sobre um tema: Miguel Vale de Almeida e Carmen Rial duetaram sobre A Antropologia no Espaço Público, Filipe Verde e Óscar Calavia sobre O que é feito dos temas clássicos na Antropologia? e Cristiana Bastos e Wilson Trajano sobre Caminhos e descaminhos da Antropologia Contemporânea.

Dueto-horz
No próximo informativo divulgaremos mais fotos do evento e o link para as conferencias e duetos
 

 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

in memoriam
Genevieve Calame Griaule
 
 

Faleceu no último dia 23 de agosto a etnolinguista, pesquisadora do CNRS e especialista em estudos dos contos orais africanos e mais precisamente dos Dogon (Mali) que descobriu seguindo os passos do seu pai, Marcel Griaule.  Genevieve publicou, entre outros, Ethnologie et langage. La parole chez les Dogons, Eds. Gallimard, bibliothèque des Sciences humaines. Foi fundadora dos Cahiers de Littérature Orale, publicados pela INALCO, que editou por muitos anos. Ela organizou também Renouveau du conte (Paris, éditions du CNRS). Leia uma resenha onde trata em particular da gestualidade do narrador do conto:  http://etudesafricaines.revues.org/4786#text.

 
eventos
Eventos no Brasil
 
 

Evento ABA:  Seminário Antropologia e Desenvolvimento

Data: 17 e 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I – Campus Reitoria
Informações: Programação

 
 

Seminários do DAN
Data: outubro a dezembro/13
Local: Departamento de Antropologia da UnB, ICC Centro – Sobreloja-B1-347
Informações: Programação / www.dan.unb.br /  dan@unb.br /  departamentodeantropologia@gmail.com / 61 3107-7300 / 7299

 
 

37º Encontro Anual da ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP – Hotel Monte Real
Informações:  http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429

 
 

Quartas indomáveis: “Atravessando Pessoas no Noroeste Amazônico?”
Data: 18 de setembro de 2013
Local: Auditório do Departamento de Ciências Sociais, UFSCar
Informações: Divulgação

 
 

IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (IV ReACT)
Data: 24 a 26 de setembro de 2013
Local: IFCH, UNICAMP
Informações:  http://4react.wordpress.com/

 
 

III Simpósio Internacional de Ciências Sociais – A Comparação nas Ciências Sociais
Data: 07 a 09 de outubro de 2013
Local: Faculdade de Ciências Sociais da UFG – Campus II da Universidade
Informações:  http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=6961

 
 

Desafios Metodológicos na Antropologia: entre clássicos e contemporâneos
Data: 26 a 28 de novembro de 2013
Local: UFPE, Recife/PE
Informações:  http://seminariodeantropologiappga.blogspot.com.br/ /  eventosppga@gmail.com

 
Eventos no Exterior
 
 

XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia – ALAS Chile 2013
(atenção: inscrições prorrogadas)
Data: 29 de setembro a 04 de outubro de 2013
Local: Chile
Informações:  http://congresoalaschile.cl/?lang=pt

 
 

Segunda Escuela Internacional de Posgrado MIGRARED “Metodologías y prácticas de investigación sobre migraciones internacionales en América Latina: estados, actores y políticas    
Data: 09 a 13 de dezembro de 2013
Local: Havana/Cuba
Informações: Cartaz

 
 

II Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata
Data: 07 a 11 de abril de 2014
Local: San José de Mayo, Uruguai
Informações: Circular

 
 

Ethnografilm Festival
Data: 17 a 20 de abril de 2014
Local: Paris/França
Informações:  http://ethnografilm.com/

 
oportunidades
Pós-graduação
 
 

Mestrado na UFPR
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná comunica a abertura do processo de seleção de novos alunos para o Mestrado em Antropologia Social, para ingresso no primeiro semestre de 2014. Inscrições: 26 de agosto a 24 de setembro de 2013. Informações:  http://www.humanas.ufpr.br/portal/antropologiasocial/selecao/.

 
 

Bolsas de PD no Núcleo de Estudos da Violência/CEPID-USP
Oportunidade de bolsas de Pós-Doutorado no CEPID Núcleo de Estudos da Violência (NEV), no Programa: Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: direitos humanos, violência e confiança institucional (CEPID-FAPESP). O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo está selecionando oito bolsistas de pós-doutorado para desenvolver projetos de pesquisa no referido programa, com duração de um a três anos. O objetivo do programa de pesquisa é analisar como a legitimidade de instituições fundamentais para a democracia é construída ou comprometida, explorando os contatos entre os cidadãos e os funcionários públicos de serviços em áreas representativas na cidade de São Paulo. O estudo terá um caráter longitudinal, de modo a permitir uma compreensão aprofundada dos fenômenos e as alterações ao longo do tempo. Inscrições até 30 de setembro de 2013. Informações:
 http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=2991&Itemid=144.

 
 

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD na UFAM
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS/UFAM está recebendo inscrições para selecionar 1 (um) recém-doutor para desenvolver atividades de ensino e pesquisa como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD 2013. Inscrições: 10 a 30 de setembro de 2013. Informações: Edital / Formulário de inscrição.

 
 

Mestrado na UFF
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Inscrições: 09 de setembro a 07 de outubro de 2013. Informações:  http://www.sociologia.uff.br/wp-content/uploads2/2013/08/EDITAL-Mestrado-PPGS-20141.pdf.

 
 

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD na UFPel
O  Programa  de  Pós-Graduação  em  Antropologia  (PPGA)  da  Universidade  Federal  de  Pelotas (UFPel) está recebendo currículos para selecionar 1 (um/a) doutor/a para o Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES 2013.  Inscrições: 24 de setembro a 10 de outubro de 2013. Informações: Edital.

 
 

Mestrado e Doutorado na UFPA
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (Áreas de Concentração: Antropologia Social, Arqueologia e Bioantropologia) abre 24 (vinte e quatro) vagas no Curso de Mestrado e 15 (quinze) vagas no Curso de Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014. Inscrições: 05 de agosto a 18 de outubro de 2013. Informações: Edital.

 
 

Mestrado e Doutorado na UFJF
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO-UFJF) informa que foi lançado o EDITAL 01/2013, concernente ao processo de seleção de alunos ao mestrado e ao doutorado stricto sensu para a turma de 2014. Inscrições: 01 a 18 de outubro de 2013. Informações:  http://www.ufjf.br/ppgcso/selecao/.

 
 

Mestrado na UFG
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – Mestrado torna público o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS. Inscrições: 30 de setembro a 21 de outubro de 2013. Informações:  http://pos-antropologia.cienciassociais.ufg.br/pages/49341.

 
 

Mestrado e Doutorado na UFPE
A Universidade  Federal  de Pernambuco  torna  público  o  edital para o Concurso Público de Seleção e Admissão do corpo discente ao Programa de Pós- Graduação em Antropologia. Inscrições: 14 a 31 de outubro de 2013. Informações: Edital Mestrado / Edital Doutorado.

 
 

Mestrado e Doutorado na PUC/Minas
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais com área de concentração em Cidades: Cultura, Trabalho e Políticas Públicas” está vinculado ao Instituto de Ciências Sociais. O Programa possui os cursos de Mestrado e Doutorado, ambos recomendados pela CAPES e destina-se a graduados em Ciências Sociais e Humanas e a profissionais com formação superior em outras áreas do conhecimento, que tenham interesse e/ou experiência em estudos da questão urbana, com ênfase nas temáticas da cultura urbana, trabalho, políticas públicas, poder local e participação, metrópoles e desigualdades. Inscrições: 01 a 18 de novembro de 2013. Informações:  http://www.pucminas.br/pos/cienciassociais/destaques.php.

 
Concursos e seleções
 
 

Concurso para Professor na UFBA
A Reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA)  torna público  que estarão  abertas  as  inscrições  para  o  Concurso  Público  para  cargos  da  Carreira  do  Magistério  Superior  da UFBA  e  da  Universidade  Federal  do  Oeste  da  Bahia  (UFOB). Inscrições: 21 de agosto a 19 de setembro de 2013. Informações: Edital / Anexo.

 
 

Concurso para Professor na UFRN
A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da  Universidade  Federal do Rio Grande do Norte torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos. Inscrições: 02 a 20 de setembro de 2013. Informações:  http://www.progesp.ufrn.br/concurso.php?id=109997403.

 
 

Cooperação Técnica 001/2012 FUNAI – TNC / Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena
Desde  2007,  a  Fundação  Nacional  do  Índio  (FUNAI)  e  o  Instituto  de  Conservação Ambiental  The  Nature  Conservancy  (TNC)  firmaram  termo  de  cooperação  técnica  com  o objetivo  de  fortalecer  e  implementar  políticas  públicas  ambientais  e  de etnodesenvolvimento  
de  Terras  Indígenas  (TIs).  Desse  compromisso  institucional  mútuo, seguiu se  a  formulação e  implementação  da  Política  Nacional  de  Gestão  Ambiental  em Terras  Indígenas (PNGATI)  
e  do  Projeto  Gestão  Ambiental  em  Terras  Indígenas  (GATI)  – anteriormente  conhecido  pela  
alcunha  GEF  Indígena,  apoiado  pelo  Fundo  para  o  Meio Ambiente Mundial – Global Environment Facility (GEF). A  proposta  técnico financeira  deve  ser  enviada  para  a  TNC até  o dia  20 de
setembro de 2013, por meio digital no endereço eletrônico  ebarnes@tnc.org. Informações: Termo de Referência.

 
 

Oferta de trabalho na Universidade de Bergen (NO)
O Departamento de Línguas Estrangeiras nomeará um professor associado de estudos latino-americanos culturais (conhecimentos Brasil) a partir de 01  de janeiro de 2014. Inscrições até 01 de outubro de 2013. Informações:  http://www.jobbnorge.no/job.aspx?jobid=95521.

 
 

Concurso para Professor na UFRJ
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ torna público o Edital de Concurso Público para provimento imediato sob o regime estatutário para a área: Saúde Coletiva – perspectivas das Ciências Sociais. Inscrições: 04 de setembro a 04 de outubro de 2013. Informações: Edital.

 
 

V Visualidades da UVA
O Visualidades é um programa de extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, que pretende articular a atividade de pesquisa, ensino e relação com a comunidade através da difusão do conhecimento científico no suporte das artes visuais, particularmente o audiovisual (documentário), a fotografia, o desenho, a pintura e as instalações. Inscrições: 01 de setembro a 10 de outubro de 2013. Informações:  http://www.uvanet.br/documentos/edital_8b8f28aa76b6cfd33f459b48d713adeb.pdf.

 
 

Chamada MCTI-CNPq/MDS-SAGI – Desenvolvimento Social
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e oMinistério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, por intermédio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI, tornam pública a presente Chamada e convidam os interessados a apresentarem propostas. A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa que tenham como tema as políticas de desenvolvimento sociale combate à fome. Submissão das Propostas: 02 de setembro a 16 de outubro de 2013. Informações: Edital.

 
 

Concurso para Professora na UNILA
O  Pró- Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA  torna público o Edital de Abertura de Inscrição, destinado a selecionar candidatos por meio de concurso público para o cargo de Professor do Magistério Superior. Inscrições: 16 de setembro a 20 de outubro de 2013. Informações:  http://unila.edu.br/sites/default/files/edital_especifico___antropologia.pdf.

 
publicações
Chamada para artigos
 
 

Revista da IUAES aceita colaborações
Urbanites, revista do Comitê de Antropologia Urbana da IUAES, está aceitando artigos em ingles para serem publicados no número de novembro. Aceita-se também o envio de abstracts de teses e dissertações defendidas – www.anthrojournal-urbanities.com.

 
 

Revista Idéias
A Revista Idéias da UNICAMP está abrindo chamada para submissão de textos para publicação o seu número do primeiro semestre de 2014). Serão bem-vindos artigos, resenhas e traduções de interesse para as áreas de Ciências Sociais, Filosofia e História. A chamada ficará aberta entre 30 de agosto e 30 de setembro de 2013, através do e-mail  revistaideiasunicamp@gmail.com Clique aqui e leia as instruções. Confira os outros números da Revista no link  http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ideias.

 
 

Revista Brasileira de Sociologia da Emoção – RBSE
A RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção está recebendo artigos, resenhas e traduções para a publicação nos seus números de 2014 e seguintes. A RBSE recebe, em fluxo contínuo, contribuições nacionais e internacionais [se publica originais em francês, inglês e espanhol] que estejam em concordância com o formato e com o perfil definidos por sua linha editorial. As contribuições devem ser encaminhadas para  rbse@cchla.ufpb.br. Informações:  http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html.

 
 

Nova Revista Amazônica
A Nova Revista Amazônica do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará, convida a comunidade acadêmica a publicar artigos, resenhas, traduções e entrevistas para o número 02 da Nova Revista Amazônica. O Dossiê Amazônia divulga artigos de natureza acadêmica-científica acerca das realidades da Panamazônia anglófona, francófona, hispanófona e lusófona, em particular estudos e pesquisas vinculadas às áreas de letras e linguística, ciências sociais, pedagogia, antropologia e história. A Seção Livre é destinada para publicações de artigos que atendam à especificidade da revista, relativas a estudos e pesquisas na área de letras e linguística, ciências sociais, pedagogia e história, com temática e/ou objeto relativos à realidade brasileira e/ou estrangeira. Resenhas, traduções e entrevistas também serão aceitas, desde que sejam relativas a obras e relatos de autores com produção reconhecida nas Humanidades. Informações: www.novarevistaamazonica.blogspot.com.br.

 
Revistas – novos números
 
 

Revista Sures – Está disponível o segundo número da SURES do Instituto Latino- Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal de Integração Latino-Americana- UNILA. Neste número um dossiê sobre patrimônio cultural abre-se para reflexões abrangentes e diversificadas. Da Patagônia Argentina aos Andes Peruanos, passamos pelas Ruinas de São Miguel das Missões, marco e memória de um dos projetos inconclusos de Nuestra América. Para além do patrimônio histórico, nos deparamos com o território dos caudilhos, espaço de disputas que dilaceraram as jovens republicas sul- americanas. Memoria, história, cultura e artes: a pluralidade comprova que a diversidade é nosso maior patrimônio –  https://ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/sures.

 
 

Anuário Antropológico – O Anuário Antropológico é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, ensaios bibliográficos, resenhas, críticas e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista publica textos em português, inglês, espanhol ou francês. Os artigos selecionados pela comissão editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de anonimato. Confira ( http://www.dan.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=99&Itemid=28) seu último número (2012/I).

 
Lançamentos – Livros 2013
 
 

CURI, Martin; BISCARDI, Henrique e COSTA, Leda (2013), Enquanto a Copa não vem: memórias e narrativas do futebol. Niterói: EdUFF.

 
 

MARGOLIS, Maxine L. (2013), Goodbye, Brasil – Emigrantes Brasileiros no Mundo. São Paulo: Editora Contexto.

 
 

MATTOS, Hebe (org.) (2013), Diáspora Negra e Lugares de Memória – A história oculta das propriedades voltadas para o tréfico clandestino de escravos no Brasil imperial. Rio de Janeiro: Editora da UFF.

 
notícias da mídia/outras
MPF realiza audiência pública para discutir o Estatuto do Estrangeiro
 
 

O Ministério Público Federal em São Paulo realiza no próximo dia 13 de setembro audiência pública para discutir os pontos críticos no tratamento dispensado hoje ao estrangeiro no Brasil. O objetivo é colher dados sobre a disciplina de repatriação, deportação e expulsão, bem como discutir as alterações e inovações a serem veiculadas no anteprojeto de lei de migrações e promoção de direitos de migrantes no Brasil.

 
MPF elabora nota técnica contra a PEC 215 / Proposta de Emenda Constitucional afronta cláusulas pétreas da Constituição da República
 
 

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da 6ª Câmara de Coordenação de Revisão (populações indígenas e comunidades tradicionais) elaborou nota técnica contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 215/2000.

 
Júri Popular condena os três pistoleiros da chacina de UNAI
 
 

Os três homens acusados de matar em uma emboscada três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho na chamada chacina de Unaí (MG) foram condenados na madrugada deste sábado (31) a penas que chegam a 94 anos de prisão. O crime ocorreu em janeiro de 2004.
Leia aqui a matéria divulgada na Folha de São Paulo e aqui no Estadão.

 
Servidores do Incra criticam lentidão e retrocesso no processo de reconhecimento de áreas quilombolas
 
 

Para funcionários da autarquia, demora no reconhecimento de áreas quilombolas é reflexo de pressão do agronegócio e modelo desenvolvimentista “sem limites”.

 

 
Quilombos: morosidade na titulação de terras preocupa funcionários do Incra
 
 

Roberto Almeida e Rossini Lima, representantes da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) falam sobre a carta aberta lançada pela associação cobrando celeridade na implantação da política Quilombola no país.

 
Carta de Açu
 
 

Atingidos de Conceição de Mato Dentro/MG e do Porto do Açu/SJB/RJ, pesquisadores  de diversas Instituições de Ensino Superior nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e representantes de Movimentos Sociais realizaram, nos meses de maio e agosto de 2013, o intercâmbio das resistências ao Projeto Minas-Rio, organizado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (Gesta/UFMG), a Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes e a Associação dos Produtores Rurais e Imóveis Município de São João da Barra – ASPRIM.

 
MPF/MG: TRF1 determina a realização de novas perícias na área da Usina Hidrelétrica de Irapé
 
 

Decisão cassa sentença da Justiça Federal em Minas Gerais que extinguiu ação de execução proposta pelo MPF contra a Cemig por descumprimento de acordo judicial.

 
Deputados Mineiros acabam de aprovar o novo código “agropecuário” Mineiro
 
 

Os deputados acabaram de aprovar em primeira instância as políticas florestal e de proteção da biodiversidade do estado de Minas Gerais. Embora devesse focar nas ações voltadas para viabilizar o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação do meio ambiente, o código aprovado pelos deputados mineiros tem o foco na flexibilização das leis ambientais para favorecer principalmente o agronegócio.

 
belo monte
MPF processa Norte Energia, Ibama e BNDES por falta de compensação aos índios Xikrin, atingidos por Belo Monte
 
 

Previstos como obrigatórios, os estudos sobre impactos no rio Bacajá só foram concluídos um ano depois de iniciada a obra. E não detalham nenhum impacto. MPF quer novos estudos.

 
Funai pede sanção contra Norte Energia por não cumprir condicionante de Belo Monte
 
 

Empresa se negou a comprar terras para os Juruna do Km 17. MPF recomendou à Funai que oficializasse o descumprimento das condições da Licença Prévia.

 
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support