Informativos

Informativo n° 014/2013 | 02/08/2013

 
 
  Informativo n° 014/2013  |  02/08/2013
destaques da ABA
Seminário Egon Schaden: uma festa total
 
 


Toni Jochen, Melatti, Tânia, Pedro, João Baptista, Carmen, Roque, Dorothea e Bartomeu

O seminário comemorativo do centenário do nascimento de Egon Schaden, realizado na pequena cidade de São Bonifacio no interior de Santa Catarina, onde Egon nasceu, reuniu durante dois dias importantes antropólogos contemporâneos de Schaden: Bartomeu Meliá, Roque Barros Laraia, Júlio Cézar Melatti e João Baptista Borges Pereira. A Presidente da ABA coordenou a mesa onde os três tenores da antropologia brasileira fizeram um balanço das ideias de Schaden, sublinhando o seu papel pioneiro nos estudos dos mitos indígenas, que contraria as proposições de Frazer que considerava os mitos histórias congeladas no tempo. O evento foi organizado pelos antropólogos Pedro Martins e Tania Welter que apresentaram um depoimento de Antônio Cândido, gravado em São Paulo. Cândido, juntamente com Egon, Gioconda Mussolini e José Francisco de Camargo constituíam um grupo de estudos que por anos reuniu-se para ler e discutir antropólogos estrangeiros.  

O seminário teve a presença de familiares do professor Egon Schaden, autoridades de São Bonifácio, antropólogos, estudantes de diversas IES e estudantes Guarani, Xokleng e Kaingang da licenciatura indígena da UFSC que assistiram relatos como o massacre do indígena no município, testemunhado por Francisco Schaden (pai de Egon). Danças alemãs e cantos dos indígenas presentes também foram parte do encontro.

Egon Schaden foi um dos fundadores da ABA. Ele também criou a Revista de Antropologia, em 1953 e, antes dela, editara junto com seu pai a revista Pindorama, em alemão.

Clique aqui para ver mais fotos.

 
Abertura da 29ª RBA será a tarde
 
 


Elisete e Ellen com a gerente do Centro de Convenções

A vice-presidente da ABA, Ellen F. Woortmann reuniu-se em Natal com a Comissão de Organização local e visitou o Centro de Convenções, decidindo que a abertura da 29ª RBA será a tarde, de modo a permitir que os participantes apreciem a linda vista do mar nas áreas externas. Discutiu-se também o valor das inscrições para o congresso, ficando decidido que os associados terão uma inscrição bem mais acessível do que os não associados. 

Verifique se está em dia com sua anuidade, junto à secretaria administrativa da ABA –  aba@abant.org.br ou 55 61 3307-3754.

 
Resultado do Prêmio ABA/GIZ na REA/ABANNE
 
 

A ABA terá o prazer de anunciar na abertura da IV REA/XIII ABANNE os vencedores do 3º Prêmio ABA/GIZ (Edição 2012/2013) – Povos Indígenas e Cenários Etnográficos na Amazônia. Povos Indígenas na Amazônia Brasileira: Sistemas de Produção e de Mercados na Gestão da Biodiversidade.

Após a abertura do evento será possível acompanhar a conferência de abertura, com a temática Circulação de pessoas e de coisas: a internacionalização da antropologia brasileira, ministrada pela Presidente da ABA, Carmen Rial.

A secretaria administrativa da Associação estará atendendo seus/suas associados/as, entre os dias 05 e 07 de agosto, na “ilha” de livros disponibilizada para a ABA. Contamos com sua visita no Centro de Humanidades, Área 1, da Universidade Federal do Ceará para que nossa equipe possa checar e entregar as publicações que os/as associados/as em dia tem direito de receber. Caso sua anuidade não esteja em dia, aproveite para atualizá-la durante este importante encontro para a Antropologia Brasileira.

Será um prazer atendê-los/as!

 
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
 

           

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras –  http://www.29rba.abant.org.br/
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lembramos que podem apresentar propostas os/as associados/as doutores/as efetivos/as ou correspondentes da ABA, em dia com suas anuidades, assim como antropólogos/as estrangeiros/as que sejam associados/as a alguma associação de antropologia vinculada ao Conselho Mundial de Associações Antropológicas (World Council of Anthropological Associations – WCAA).
O prazo para as submissões é 30 de agosto de 2013. Inscreva já sua proposta de Mesa Redonda ou Grupo de Trabalho clicando em:  http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da 29ª RBA:  29rba@abant.org.br ou 55 61 3307-3754.

 
ABA é candidata a sediar a IUAES 2018
 
 

A proposta da ABA foi elaborada por uma comissão formada pelos ex-presidentes Gustavo L. Ribeiro e Miriam P. Grossi e pelo atual secretário adjunto, Manuel Ferreira Lima Filho. Clique aqui para ver o folder desta candidatura, a ser distribuído durante o congresso da IUAES (05 e 10 de agosto em Manchester, Inglaterra).

 
Movimentos, Mobilidades e Migrações no 17° Congresso da IUAES
 
 

O Congresso da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences) a ser realizado entre 05 e 10 de agosto em Manchester, Inglaterra contará com diversos antropólogos brasileiros coordenando Mesas e apresentando trabalhos.

32 painéis deverão discutir questões relacionadas à movimentos, mobilidades e migrações, entre os quais Displacements and Immobility: internacional perspectivs on global capitalism, patrocinado pelo Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA)e organizado, à convite por Bela Feldman-Bianco (UNICAMP),  Coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos. Para a relação dos painéis, datas, horários e locais, clique em:   http://www.nomadit.co.uk/iuaes/iuaes2013/panels.php5?View=Movement,%20mobility%20and%20migration

Bela Feldman-Bianco ainda participará, também a convite, de  um debate sobre a moção “The free movement of people around the world would be utopian” ( http://www.iuaes2013.org/Plenaries.html), juntamente com  Noel Salazar (University of Leuven), Shahram Khosravi (Stockholm University) and Nicholas de Genova (Goldsmiths’ College).

 
ABA no XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH
 
 


Ellen, Julie, Renato e Benito

De 22 a 26 de julho realizou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH que teve como tema: Conhecimento Histórico e Diálogo Social. A convite de Benito Schmidt, Presidente da ANPUH, Ellen F. Woortmann, representando a Presidente da ABA Carmen Rial, participou da Mesa Associações Científicas e Diálogo Social. Ellen na sua fala, após fazer um relato da trajetória histórica da ABA desde a ótica acadêmica, destacou a importância das contribuições da entidade em momentos-chave do cenário nacional, tais como na elaboração da Constituição de 1988 e na Rio 92. Destacou também a importância da ABA na defesa dos direitos  de grupos tradicionais em situação de risco  e no apoio a movimentos sociais. A Mesa contou com a participação do Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Renato Emerson N. dos Santos, e de Julie Cavignac, representando o Presidente da ANPOCS, Gustavo Lins Ribeiro.

 
ABA na 65ª SBPC – Recife, 21 a 26 de julho
 
 


Iara, Luiz Fernando, Carmen e Selma

A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), aconteceu no período de 21 a 26 de julho de 2013, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife/PE , cujo tema foi “Ciência para o Novo Brasil”, aconteceram diversas mesas e encontros promovidos pela ABA, entre os quais as mesas sobre as Demandas Políticas Indígenas,  Ética, e Futebol. Destacam-se também os Encontros sobre Museus Indígenas, Ensino da Antropologia, Fotografias Filmes, Antropologia Visual e a Sessão Especial em homenagem a John Monteiro. A ABA também participou da mesa organizada pela ANPOCS que discutiu a internacionalização de pesquisa acadêmica.

A discussão sobre a regulamentação da ética nas pesquisas em Ciências Humanas inaugurou as atividades da ABA na SBPC, e foi coordenada por Luiz Fernando Dias Duarte, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas, com a participação de Selma Leitão Santas e Iara Zito Guerriero, da Associação de Pós-Graduação em Psicologia. A mesa redonda defendeu o encaminhamento da ABA de uma resolução específica para a pesquisa em Ciências Humanas no âmbito do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A mesa mostrou também a inadequação da nova resolução, a 466/121. As apresentações resultaram em uma discussão rica e diversos testemunhos dos obstáculos enfrentados pelos pesquisadores especialmente os que fazem uma antropologia em contato com povos indígenas, com jovens, e com pessoas que tem práticas transgressoras. No dia seguinte, aconteceu o FÓRUM DE ASSOCIAÇÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS, coordenado por Luiz Fernando Duarte, Gustavo Lins Ribeiro, Presidente da ANPOCS e Carmen Rial, Presidente da ABA resultando em encaminhamentos dando continuidade a decisões da reunião de Brasília, em 11 de junho. 

Clique aqui para ver a programação da ABA na SBPC.

 
Ética na pauta do Fórum de Associações das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas em Recife
 
 

A reunião do Fórum de Associações foi presidida pelos presidentes da ABA e da ANPOCS. Tratou-se centralmente do tema da Ética, reafirmando que o objetivo prioritário de todos deveria ser a institucionalização de um outro sistema de avaliação da ética em pesquisa, específico das ciências humanas, fora do Ministério da Saúde. Confirmou também a conveniência estratégica de manter negociações dentro do Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde/CONEP no sentido da prevista “regulamentação complementar” da Resolução 466, enquanto não se tivesse total garantia do MCTI do bom rumo do fito prioritário. Reconheceu-se ainda a fundamental importância da abertura de negociações entre as associações e o Ministério da Saúde, em seus mais altos escalões, com a prometida mediação do MCTI.

Afora as considerações gerais necessárias e breve rememoração do sentido do encontro, passou-se ao exame da “minuta de Código de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas” consolidada pelo coordenador do GT de Ética em Pesquisa do Fórum de Associações das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, Luiz Fernando Dias Duarte, a partir das sugestões encaminhadas pelas diversas associações a uma minuta inicial.

Discutiu-se longamente um dos eixos da proposta: o do caráter do “registro” previsto pela minuta original. Foi esclarecido ao plenário que a proposta previa um registro universal, sem avaliação interna dos projetos, apenas como subsídio para uma eventual abertura de processo em caso de presumida infração ao código. Justificava-se esse sistema pela conveniente presunção de “risco mínimo” nas pesquisas em ciências humanas, diferentemente das ciências biomédicas, assim como pela conveniência da evitação de uma pesada burocratização.

Surgiu porém uma contraproposta no sentido da criação de um sistema com “fiscalização” universal, ou seja, com exame e eventual aprovação de todos os projetos, como meio de garantir o respeito de nossos oponentes da CONEP, pelo menos no momento inicial de funcionamento do sistema.

Uma terceira proposta sugeriu a possibilidade de “análise amostral” dos projetos registrados, para garantir a atenção dos pesquisadores e demonstrar uma disposição fiscalizatória mais abrangente. Contemplaria ainda a avaliação pelos CEPs daqueles projetos cujos proponentes considerassem conveniente que a ela se submetessem.

Uma outra, ainda, propôs que se distinguisse as pesquisas com “risco mínimo” (ou seja, como na regulamentação homóloga em vigor no Canadá: risco indiferente daquele a que se expõem as pessoas na vida cotidiana) daquelas que apresentassem risco maior do que o mínimo, por decisão do pesquisador ao registrar seu projeto. Nesse formato, o registro seria universal e a “fiscalização” se daria apenas nos casos excepcionais.

As propostas foram discutidas e votadas, tendo prevalecido a proposta de uma “fiscalização” universal. A “minuta de Código de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas” foi assim reelaborada e deverá ser apresentada ao ministro Marco Antonio Raupp.

 
Leia os artigos do novo número da VIBRANT
 
 

Vibrant v.10 n.1 –  http://www.vibrant.org.br/issues/v10n1/

Editores do dossiê: Antônio Augusto Arantes e An†ônio Motta

Part 2: Heritage, memory and the city

Download Part 2 as a single PDF 

Consuming Heritage: Counter-uses of the city and gentrification
Rogerio Proença Leite

The Dark Side of the Moon: Heritage, memory and place in Rio de Janeiro, Brazil
José Reginaldo Santos Gonçalves

Urban Interventions, Memories and Conflicts: Black heritage and the revitalization of Rio de Janeiro’s Port Zone
Roberta Sampaio Guimarães

Anthropology between Heritage and Museums
José Guilherme Cantor Magnani

The City Museum of São Paulo: A New Design for City Museums in the Era of the Megacity
Maria Ignez Mantovani Franco

Clique aqui (direcionar para um mesmo HTML com o folder em inglês para ler o folder da VIBRANT que será distribuído no congresso da IUAES.
 

 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política brasileira.

In memoriam
Falecimento de Clara Cristina Jost Mafra (19/07/13)
 
 

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Clara Cristina Jost Mafra, ocorrido na manhã de 19 de julho de 2013, em São Paulo. Clara era professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ. Ela nos deixa depois de sua brava luta contra um câncer (melanoma) que consumiu suas energias nos últimos meses.

Naqueles que foram seus amigos, ela deixa uma imensa saudade e uma ausência que a lembrança dos momentos alegres e afetivos, partilhados nos muitos encontros de nossas vidas, buscará, em vão, suprir.

Para aqueles  que a conheceram e privaram da sua presença como colega, professora ou mesmo como leitores de sua produção acadêmica, ela deixa como legado uma contribuição que estimula a buscar novos aportes teóricos para compreender aquelas dimensões da vida que foram objeto de suas pesquisas.

Clara fez graduação (1987) em Ciências Sociais e mestrado (1993) em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ (1999). Realizou pós-doutorado na Universidade de Aberdeen (2003) e na Universidade da Califórnia, San Diego (2010). Suas áreas de pesquisa se concentraram em temas urbanos, com ênfase na antropologia do cristianismo. Da sua extensa produção intelectual, destacamos seus livros Na posse da palavra (Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa 2002). Os Evangélicos (Jorge Zahar, Rio de Janeiro 2001) e a coletânea Religiões e Cidades, organizada com Ronaldo Almeida (Terceiro Nome, São Paulo 2009).

 
eventos
Eventos no Brasil
 
 


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE

Informações:  http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

 
 

Evento ABA:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento

Data: 17 e 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I – Campus Reitoria.
Informações: Programação

 
 

Fazendo Gênero 10

Data: 16 a 20 de setembro de 2013
Local: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC
Informações:  http://www.en.fazendogenero.ufsc.br/10/

 
 

37º Encontro Anual da ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP – Hotel Monte Real
Informações:
www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429

 
 

II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus
Data: 06 a 08 de agosto de 2013
Local: Museu Histórico e Pedagógico índia Vanuíre, Tupã/SP
Informações:  http://museuindiavanuire.org.br/inscricao/

 
 

II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas
Data: 06 a 10 de agosto de 2013
Local: Tupã/SP
Informações:  http://acamportinari.org/emkt/semana/programacao.pdf

 
 

Universos culturais e estéticos africanos: literatura, artes visuais e sociedade
Data: 09 a 14 de agosto 2013
Local: São Paulo/SP
Informações: Folder

 
 

Seminário “Religiões e Religiosidades no Mundo Contemporâneo”
Data: 29 e 30 de agosto de 2013
Local: UNESP – Marília/SP
Informações: Cartaz / Programação

 
Eventos no Exterior
 
 

17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações: www.iuaes2013.org

 
 

I Coloquio Latinoamericano de Antropología Feminista
Data: 22 e 23 de agosto de 2013
Local: UBA, Buenos Aires

Informações: Folder

 
 


Data: 08 e 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações: Circular /  http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/

 
 

XIII Congreso de Antropología de la FAAEE
Data: 02 a 05 de setembro de 2013
Local: Tarragona/Espanha
Informações:  http://wwwa.fundacio.urv.cat/congres-antropologia/index.htm

 
 

XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia – ALAS Chile 2013
Data: 29 de setembro a 04 de outubro de 2013
Local: Chile
Informações:  http://congresoalaschile.cl/?lang=pt

 
 

Ethnografilm Festival
Data: 17 a 20 de abril de 2014
Local: Paris/França
Informações:  http://ethnografilm.com/

 
exposições
 
 

FotoRio: A Luz que nos Protege – Helio Branco
Data: 27 de julho a 17 de agosto de 2013
Local: Rio de Janeiro/RJ
Informações: Cartaz / Programação

 
oportunidades
Pós-graduação
 
 

Mestrado e Doutorado no CEPPAC
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas torna  público  o  processo  seletivo  para os cursos de Mestrado e Doutorado. Inscrições: 22 de julho a 30 de agosto de 2013. Informações: Edital. Também está aberta a seleção para candidatos estrangeiros com residência permanente no exterior para o preenchimento das vagas dos cursos  de  Mestrado  Acadêmico  e  Doutorado. Inscrições: 22 de julho a 22 de agosto de 2013. Informações: Edital.

 
 

Mestrado na UERJ
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, curso de Mestrado, para turma com início em 2014/1º semestre. Inscrições: 01 de agosto de 2013 a 30 de agosto de 2013. Informações: Edital.

 
Concursos e seleções
 
 

Concurso para Professor na UNIR
A Fundação Universidade Federal de Rondônia torna  pública  a  abertura  das  inscrições para  Concurso Público  de  Provas  e  Títulos  para  o  provimento  do  cargo  de  Professor de  Magistério  Superior. Inscrições: 30 de julho a 06 de agosto de 2013.
Informações:  http://www.processoseletivo.unir.br/index.php?pag=concursos&id=109.

 
 

Concurso para Professor na UFFS
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou novo edital de concurso público para docentes (Edital nº 298/UFFS/2013). Inscrições: 29 de julho a 11 de agosto de 2013. Informações:  http://www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=4824&catid=37.

 
 

Concurso para Professor na UNIFESP
A Universidade Federal de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para os Concursos Públicos de provas e títulos para 03 (três) vagas no Magistério de Ensino Superior. Inscrições: 25 de julho a 23 de agosto de 2013.
Informações:  http://concurso.unifesp.br/php/main.php?inicio=1&pg=2&tipoEdital=1&edital=603/2013&edital_externo=602/2013.

 
publicações
Chamada para artigos
 
 

Vibrant
“Etnografias da Economia” é o dossiê de VIBRANT em 2014/1. Autores devem submeter os seus textos aos editores desse dossiê através do e-mail  nucec.ufrj@gmail.com, e aos editores da revista pelo e mail  vibrant.aba@gmail.com até o dia 31 de agosto de 2013. Veja a chamada para artigos aqui.

 
 

Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Pós  –  Revista  Brasiliense  de  Pós-Graduação  em  Ciências  Sociais  abre chamada  para receber  contribuições  para  seu  12º  volume,  a  ser  lançado  no  segundo  semestre  de 2013. Serão aceitos artigos, resenhas, entrevistas e traduções, em português ou espanhol, nas áreas que constituem as Ciências Sociais. Os trabalhos devem ser enviados no período de 15 de julho a 18 de agosto de 2013, para o endereço eletrônico  revistaposunb@gmail.com.

 
 

Revista Enfoques
A Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ divulga chamada para a próxima edição temática sobre “A democracia nas ruas”. A data para recebimento de contribuições é até o dia 15 de outubro e a previsão de lançamento é o primeiro semestre de 2014.
Informações:  http://issuu.com/revistaenfoquesufrj/docs/chamada_enfoques_-_a_democracia_nas.

 
Revistas – novos números
 
 

Revista Enfoques – v. 12.1, de Junho de 2013 (edição temática “Etnografia, Arte e Imagem”), revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ –  http://issuu.com/revistaenfoquesufrj/docs/vol12_1.

 
 

Revista Espaço Ameríndio – volume 7, nº 01, publicação eletrônica de periodicidade semestral do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT), PPGAS-UFRGS.  http://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio.

 
 

Revista Sociologia & Antropologia – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, volume 3, número 5, Janeiro/Junho 2013 –  http://revistappgsa.ifcs.ufrj.br /  revistappgsa@gmail.com.

 
Lançamentos – Livros 2013
 
 

PETRAGLIA, Izabel (2013), Pensamento complexo e educação. São Paulo: Editora Livraria da Física.

SAUTCHUK, João Miguel (2013), A poética do improviso prática e habilidade no repente nordestino. Brasília: Editora da UnB.

 
Lançamentos – Livros 2012
 
 

CROVETTO, Gonzalo Días (2012), Antropologías de las Antropologías:algunas reflexiones – Debates y reflexiones em torno a problemáticas de la(s) antropología(s). Saarbrücken: Editorial Académica Española.

 
notícias da mídia/outras
O projeto que pretende alterar o uso das terras indígenas
 
 

Autores do PLP 227 são financiados por empresas beneficiadas pelo teor do projeto.  Dados do TSE indicam que nove dos 17 deputados federais que assinaram o projeto receberam investimentos de ao menos seis dos maiores grupos empresariais.

 
Ministra pede paralisação de demarcações de TIs em dois estados com base em estudo Inexistente
 
 

Gleisi Hoffmann pediu ao Ministério da Justiça a suspensão indiscriminada das demarcações de Terras Indígenas no Paraná e Rio Grande do Sul sem basear-se em um estudo fundamentado já concluído ou mesmo pertinente ao tema.

 
Carta da Fundação Araporã em apoio aos povos indígenas do Brasil
 
 

 
Presidente da Comissão de Direitos Humanos pede veto parcial da lei que permite aborto
 
 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encaminhou o Ofício 255/13 à presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (17), recomendando o veto parcial do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC 03/13 – PL 60/99), que determina o atendimento imediato em hospitais das vítimas de violência sexual.

 
Obituário de George Stocking
 
 

Publicado no dia 29 de julho no New York Times –  http://www.nytimes.com/2013/07/30/us/george-stocking-jr-anthropologys-anthropologist-dies-at-84.html?smid=fb-share&_r=0.

 
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support