Informativos

Informativo especial n° 009/2013 | 27/05/2013

 
 
  Informativo especial n° 009/2013  |  27/05/2013
29ª Reunião Brasileira de Antropologia – Natal/RN

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras
Data: agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O período para submissão de propostas para GTs e MRs é de 17 de junho a 30 de agosto de 2013. Confira as normas gerais da reunião e fique atento aos prazos!

Em breve o site do evento estará no ar.

Normas para as Atividades

Todas as propostas de atividades serão submetidas em formulários on line no site do evento, que em breve estará disponível. É necessário seguir as instruções/informações solicitadas para o correto preenchimento da submissão das propostas. 

1) GT – Grupos de Trabalho

Os GTs serão propostos por dois associados doutores efetivos ou correspondentes da ABA, ou membro de uma Associação filiada ao WCAA, observadas as mesmas condições estabelecidas para associados da ABA, conforme as regras gerais. Os coordenadores deverão ser vinculados a instituições diversas, preferencialmente em diferentes unidades da federação ou países.

Composição da atividade

Os GTs ocorrerão em no máximo 3 sessões, com 5 apresentações orais e a possibilidade de 2 apresentações de pôsteres por sessão a critério da coordenação do GT, totalizando 15 artigos e 6 pôsteres, no máximo, podendo, a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter um debatedor incluído em cada sessão.

Recomenda-se que na seleção dos trabalhos os coordenadores procurem observar a diversidade institucional das propostas submetidas.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta no site do evento, contendo: título; resumo com até 1500 caracteres (contando os espaços), nome/instituição/e-mail do proponente e indicação do segundo coordenador, também informando nome/instituição/e-mail. Os coordenadores devem ser sócios da ABA ou membro de uma Associação filiada ao WCAA. Os debatedores deverão ser incluídos, a critério dos coordenadores, no momento de organizar as sessões.

Apresentações orais (artigos): submissão reservada aos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.

Pôsteres: submissão de graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, caso a inscrição seja aberta pela coordenação do GT. Os pôsteres serão expostos na própria sala do GT e é de responsabilidade do expositor o transporte, a colocação e retirada do material exposto.

Prazos

Período para submissão de propostas para GTs: 17 de junho a 30 de agosto de 2013
Divulgação das propostas de GTs selecionadas pelo Conselho Diretor: 31 de outubro de 2013
Período de inscrições, com submissão de resumos, nos GTs: 04 de novembro de 2013 a 10 de março de 2014
Avaliação, por parte dos coordenadores dos GTs, das inscrições recebidas: até 31 de março de 2014.
Divulgação dos trabalhos selecionados para GTs: 07 de abril de 2014
Data final para o envio dos trabalhos selecionados completos para a composição dos anais: 02 de junho de 2014
Organização das sessões, por parte dos coordenadores dos GTs, com a inclusão dos debatedores (se houver): até 23 de junho de 2014
Divulgação das propostas selecionadas, com sessões (resumos e trabalhos completos), para GTs: 30 de junho de 2014

2) MR – Mesas Redondas

As MRs serão propostas por um coordenador que seja associado doutor efetivo ou correspondente da ABA, ou membro de uma Associação filiada ao WCAA, observadas as mesmas condições estabelecidas para Associados da ABA, conforme as regras gerais.

Composição da atividade

As MRs serão compostas de três participantes e um coordenador, podendo, a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter um debatedor. Os integrantes deverão pertencer a instituições diversas, localizadas preferencialmente em diferentes unidades da federação.

Características da proposta

O coordenador cadastrará a proposta no site do evento, indicando: título da mesa redonda; resumo com até 1500 caracteres com espaço sobre o tema da mesa redonda; nome/instituição/e-mail de todos os participantes (inclusive um eventual debatedor). Assim que a proposta for aprovada, cada participante, exceto o debatedor, deverá inserir os títulos e resumos, utilizando até 900 caracteres (contando os espaços), das suas respectivas exposições no site do evento.

Prazos

Período para submissão de propostas para MRs: 17 de junho a 30 de agosto de 2013
Divulgação das propostas de MRs selecionadas pelo Conselho Diretor: 31 de outubro de 2013
Período para inserção do debatedor (se houver) e submissão dos títulos e resumos dos participantes das MRs: 04 de novembro de 2013 a 24 de março de 2014
Data final para o envio dos trabalhos completos para a composição dos anais: 02 de junho de 2014
Divulgação das MRs completas (resumo e trabalho completo): 30 de junho de 2014

3) SE – Simpósios Especiais

Os SEs serão propostos exclusivamente por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA.

Composição da atividade

Serão permitidas propostas de simpósios com até três sessões, coordenados por dois proponentes e contando com três participantes por  sessão programada, podendo, a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter um debatedor por sessão, que não poderá ser um dos participantes.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta no site do evento, contendo: título, resumo com até 1500 caracteres; nome/instituição/e-mail de todos os participantes, inclusive dos debatedores, quando houver. Os participantes convidados deverão também registrar os títulos e resumos das suas exposições utilizando até 900 caracteres (contando os espaços). 

Prazos

Período para submissão de propostas para SEs: 01 de outubro a 29 de novembro de 2013
Divulgação das propostas de SEs selecionadas pela Diretoria: 13 de dezembro de 2013
Período para submissão dos títulos e resumos dos participantes dos SEs: 16 de dezembro de 2013 a 21 de março de 2014
Data final para o envio dos trabalhos completos para a composição dos anais: 02 de junho de 2014
Organização das sessões, por parte dos coordenadores dos SEs, com a inclusão dos debatedores (se houver): 09 de junho a 01 de julho de 2014
Divulgação dos SEs completos (resumo e trabalho completo): 08 de julho de 2014

4) MC – Minicursos

Os Minicursos serão propostos por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA, considerando as questões mais candentes no campo da Antropologia.

Composição da atividade

Serão permitidas propostas de minicursos com até três sessões, dependendo da quantidade de inscrições, com limite de 50 vagas por minicurso. O minicurso será coordenado por dois proponentes e até três ministrantes, sendo um por sessão programada.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta no site do evento, contendo: título, resumo com até 1500 caracteres; nome/instituição/e-mail de todos os ministrantes. Os ministrantes convidados deverão também registrar os títulos e resumos com até 900 caracteres (contando os espaços) das suas exposições. 

Prazos

Período para submissão de propostas para MCs: 10 de dezembro de 2013 a 10 de março de 2014
Divulgação das propostas de MC selecionadas pela Diretoria: 17 de março de 2013
Período para submissão dos títulos e resumos dos ministrantes dos MCs: 19 de março a 17 de abril de 2014
Período de inscrições, com vagas limitadas, nos MCs: 22 de abril a 13 de junho de 2014

5) OF – Oficinas

As Oficinas serão propostas por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Comitês permanentes da ABA, considerando as questões mais candentes no campo da Antropologia.

Composição da atividade

Serão permitidas propostas de oficinas com até três sessões, dependendo da quantidade de inscrições, com limite de 40 vagas por oficina. A oficina será coordenada por dois proponentes e até três ministrantes, sendo um por sessão programada.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta, no site do evento, contendo: título, resumo com até 1500 caracteres; nome/instituição/e-mail de todos os ministrantes. Os ministrantes convidados deverão também registrar os títulos e resumos utilizando até 900 caracteres (contando os espaços) das suas exposições. 

Prazos

Período para submissão de propostas para OFs: 10 de dezembro de 2013 a 10 de março de 2014
Divulgação das propostas de MC selecionadas pela Diretoria: 17 de março de 2013
Período para submissão dos títulos e resumos dos ministrantes das OFs: 19 de março a 17 de abril de 2014
Período de inscrições, com vagas limitadas, nas OFs: 22 de abril a 13 de junho de 2014

6) PLS – Prêmio Lévi-Strauss (5ª edição)

Modalidade A: Melhor pôster de Iniciação Científica em Antropologia / Inscrições on line no site do evento, com a submissão do trabalho.

Modalidade B: Melhor artigo de recém-graduado/inscrições on line no site do evento, com a inserção da carta de recomendação, do atestado de conclusão de curso de graduação, emitido pela Universidade, e submissão do artigo.

Maiores informações, em breve, no edital.

7) PPV – Prêmio Pierre Verger

Organizado pelo Comitê Antropologia Visual.

X Edição de Vídeos Etnográficos / Inscrições on line, com o envio dos vídeos, via Correios, para a Coordenação do Prêmio.

VII Edição de Ensaios Fotográficos / Inscrições on line com o envio das fotografias, via Correios, para a Coordenação do Prêmio.

Maiores informações, em breve, no edital.

8) Programação Audiovisual

Propostas e organização do Comitê Antropologia Visual. Em breve.

9) Programação Cultural

Atribuição da Comissão de Organização Local. Em breve.

10) Conferências

Atribuição da Diretoria. Em breve.

11) Conversa com autor

Atribuição da Diretoria. Em breve.

12) Reuniões de Comissões e Comitês da ABA

Cada coordenador deverá sinalizar a necessidade e o interesse de realizar a reunião para a secretaria administrativa da ABA, através do e-mail  aba@abant.org.br. As solicitações devem ser realizadas até o dia 01 de maio de 2014 para serem incluídas na Programação Geral

13) Eleições da Diretoria e dos Conselhos Científico e Fiscal

Atribuição da Diretoria.

14) Assembleias Geral Extraordinária, se houver, e Ordinária

Atribuição da Diretoria.

15) Feira de Livros

Inscrições on line / Reserva mediante o pagamento específico.
Maiores informações, em breve.

16) Lançamentos de Livros

Inscrições on line / Reserva mediante o pagamento específico.
Maiores informações em breve no site.

Normas Gerais

Poderão propor atividades de Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs) para compor a programação da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia todos os associados doutores efetivos ou correspondentes da ABA. Antropólogos e antropólogas estrangeiros que sejam comprovadamente associados a alguma associação de Antropologia vinculada ao Conselho Mundial de Associações Antropológicas (World Council of Anthropological Associations- WCAA) também poderão propor Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs).

Todos os proponentes e participantes de atividades, sem exceções, deverão estar em dia com o pagamento da anuidade ao apresentarem suas propostas de Grupos de Trabalhos, Mesas Redondas ou outras atividades (não será permitida a participação em mais de uma atividade do mesmo gênero/tipo), para que o registro e a submissão das propostas no próprio site do evento possam ser efetuados e confirmados on line. Para informações sobre a regularização de situações de inadimplência ou instruções sobre formas de pagamento da(s) anuidade(s), acesse o site da ABA (www.abant.org.br) ou entre em contato com a secretaria da ABA pelo  telefone (61) 3307-3754 ou e-mail (aba@abant.org.br). 

O pagamento da taxa de inscrição no evento será obrigatório para todos aqueles que tiverem seus trabalhos aceitos. A falta de pagamento implicará exclusão da programação. O mesmo se aplica aos participantes não associados à ABA que forem convidados para compor Mesas Redondas ou outras atividades propostas, inclusive debatedores convidados pelos seus respectivos coordenadores, com exceção daqueles expressamente convidados pela Diretoria em função de atividades especiais.

A ABA não garante financiamento de coordenadores e/ou participantes. Os debatedores não serão financiados. Havendo disponibilidade de recursos, os participantes a serem financiados receberão ajuda de custo na forma de passagens aéreas e/ou pagamento de hospedagem, sendo priorizado o que for mais conveniente para a ABA. O financiamento é uma cortesia da ABA com a finalidade de fortalecer a qualidade de suas atividades, sendo concedido àqueles que contribuem com a organização das atividades e não um direito dos que vierem a receber alguma forma de apoio. Não será permitida transferência de qualquer apoio para outrem, exceto entre coordenadores de Grupos de Trabalhos, havendo disponibilidade de recursos e consideradas as prioridades estabelecidas neste documento.

A ABA, por meio da Comissão Organizadora, disponibilizará em seu site a indicação de companhias aéreas, transporte terrestre para traslado aeroportuário e hotéis com as respectivas tarifas e descontos, assim como de restaurantes que oferecerem descontos para os inscritos.
Quando, por conveniência da ABA, ocorrer o pagamento de passagem aérea, esta será restrita ao voo do aeroporto de grande porte, situado mais próximo à cidade de origem do financiado, não sendo custeados voos regionais complementares e/ou outras formas de transporte até aquele aeroporto.

Não serão custeadas passagens internacionais para participantes ou coordenadores das atividades. A única exceção poderá ser para conferencistas convidados pela Diretoria/Comissão Organizadora.

No caso de pagamento de passagens áreas emitidas em acordo com o viajante, não será aceita qualquer mudança posterior que não decorra de necessidade da ABA.  Qualquer custo adicional será de inteira responsabilidade do viajante.

Participantes e coordenadores de atividades que sejam detentores de bolsa de Produtividade em Pesquisa – CNPq, Nível 1, não receberão recursos da ABA para pagamento de viagens de quaisquer tipos.

Todos os participantes com atividades de coordenação ou apresentação de trabalhos são estimulados a solicitar recursos de viagem às respectivas instituições em que atuam, bem como às Fundações de Pesquisa de seus Estados, contando para tal com endosso da ABA, que poderá ser solicitado se julgado necessário.

 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support