Informativos

Informativo n° 005/2013 | 02/04/2013

 
 
  Informativo n° 005/2013  |  02/04/2013
notícias da ABA
ATENÇÃO: Aproveite o desconto na anuidade 2013 ATÉ 05 DE ABRIL
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) sustenta-se fundamentalmente pela contribuição de seus associados. Sua autonomia, a viabilidade de novas iniciativas e o desenvolvimento das atividades propostas no programa da atual Gestão “Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)”, dependem dos recursos arrecadados pela associação.
Até o dia 5 de abril, você pode pagar com desconto a anuidade da ABA. Telefone agora para a ABA (61 3307-3754) e coloque em dia sua anuidade.
Clique
aqui para conhecer a Campanha Anuidade 2013.

 
Edital 1/2013 – Chamada Pública para organizar e sediar pré e pós-eventos do Congresso Mundial da IUAES a ser realizado em julho/agosto de 2018 no Brasil
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) convida associadas e associados, a apresentar propostas temáticas de pré e pós-eventos, visando organizar a proposta da ABA de candidatura de sede do Congresso Mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), no Brasil, a ser realizada em em julho de 2018 em Florianópolis.

As propostas devem ser apresentadas por sócios em dia com a ABA, que estejam na liderança de um núcleo, laboratório, instituto, departamento ou programa de pós-graduação, de Universidade brasileira.

A documentação deve conter as seguintes informações:

  1. Titulo e breve resumo da temática proposta;
  2. Descrição da equipe e da Instituição proponente local e detalhamento da infraestrutura existente para a realização;
  3. Descrição da equipe que faz a proposta, com coordenador/a e experiência anterior em organização de eventos.
  4. Fontes possiveis de financiamento do pré ou pós evento.

As propostas devem ser enviadas até 30 de abril de 2013 a secretaria da ABA.

 
Comissão Local da 29a RBA, reúne-se com a reitora da UFRN
 
 

Carmen Rial, presidente da ABA, Elisete Schwade, coordenadora do PPGAS, Lisabete Coradini, chefe do departamento de Antropologia e Julie Cavignac, conselheira da ABA, foram recebidas pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz. Trataram da logística para a realização do evento no campus da Universidade, com ótimos resultados. Estiveram também em contato com a presidente da FAPERN, Maria Bernardete de Souza, e obtiveram da FAPERN o financiamento do Centro de Eventos, onde será realizada a abertura da 29aRBA, dia 03 de agosto de 2013.

 
Comitê Gênero e Sexualidade/ABA pede saúda de Feliciano
 
 

A ABA vem se somar às inúmeras vozes que pedem o imediato afastamento do deputado Marcos Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. As posições políticas do Deputado, reafirmadas em suas manifestações públicas, chocam-se frontalmente com as justas aspirações de diferentes populações, categorias e grupos sociais, cujos direitos humanos vêm sendo intensa e sistematicamente defendidos por nossa Associação ao longo de sua história. A permanência do Deputado frente à Comissão significa não apenas uma ameaça à extensão dos direitos à cidadania no país, como uma afronta a todos as entidades profissionais e organizações brasileiras realmente comprometidas com a promoção dos direitos humanos entre nós. O Comitê Gênero e Sexualidade da ABA assinou a petição que requer um posicionamento da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) quanto à eleição do Dep. Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.

 
ABA alertou sobre ameaça de remoção da Aldeia Maracanã
 
 

Veja aqui o ofício, com a nova nota da CAI, encaminhado ao ouvidor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR manifestando preocupação com o destino dos ocupantes indígenas da Aldeia Maracanã.

 
CAI defende Guarani do Morro dos Cavalos em visita � Assembleia Legislativa de Santa Catarina
 
 

Maria Dorothea Post Darella,  membro da Comissão de Assuntos indígenas (CAI) da ABA esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O objetivo da visita foi informar aos deputados sobre o processo demarcatório da TI Morro dos Cavalos, com a entrega de uma cronologia de fatos (leia em anexo). Entre outros, estavam presentes os indígenas: Eunice Antunes (cacique da aldeia de Morro dos Cavalos), José Benites (Presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas/SC e cacique da aldeia Mymba Roka) e Marco de Oliveira (Coordenador da Comissão Nhemonguetá e cacique da aldeia Massiambu). A avaliação da visita à ALESC foi positiva. Foi solicitada uma visita da Comissão de Direitos Humanos à TI Morro dos Cavalos, considerando o atual contexto demarcatório no qual a comunidade registra ameaças e pressões.
Leia
aqui a cronologia da luta pela demarcação da terra indígena Morro dos Cavalos.

 
ABA assina carta em prol de royalties do petróleo para Educação, Ciência e Tecnologia
 
 

A carta, assinada pela presidente da ABA conjuntamente com a presidente da SBPC, é destinada aos senadores membros da Comissão Mista que trata da MP 592/2012 – Royalties do Petróleo, e também aos demais Deputados e Senadores. Ha urgência nas manifestações em defesa do destino dos royalties, pois a votação será em abril.

 
ABA apoia o Open Access
 
 

A ABA assinou petição que apoia a recomendação da Comissão Européia relativa à publicação em acesso aberto (isto é, gratuito para o leitor) dos resultados de investigações científicas financiadas por fundos públicos. A revista Vibrant que desde seu início é publicada em Open Access também se manifestou a favor. Leia e assine:  http://iloveopenaccess.org/argumentos-em-favor-do-acesso-aberto-para-resultados-de-investigacao/.

 
VIBRANT
 
 

Já está no ar a chamada para o dossiê Etnografias da Economia da Vibrant 2014/1. Veja a chamada para artigos aqui.

O número atual tem, entre outros, os seguintes artigos no ar:

Justice, Culture and Subjectivity.?
Patrice Schuch –
 http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/patrice-schuch-justice-culture-and-subjectivity/.

Global flows of government models and practices: Development technologies and their consequences.?
Kelly Silva –
 http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/kelly-silva-global-flows-of-government-practices/.

Berimbau’s “use value” and “exchange value”: Production and consumption as symbols of freedom in contemporary global Capoeira Angola.
Celso de Brito –
 http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/celso-de-brito-berimbaus-use-value-and-exchange-value/.

Banal Religiosity: Brazilian Football Players as New Missionaries of the Neo-Pentecostal Diaspora.
Carmen Rial –
 http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/carmen-rial-football-and-religion/.

Dossier “Visual Anthropology”?Edited by Cornelia Eckert and Ana Luiza Carvalho da Rocha:

Sensorial thought: Cinema, perspective and Anthropology.?
Marco Antonio Gonçalves –
 http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/marco-antonio-goncalves-sensorial-thought-cinema-perspective-and-anthropology/.

Between the sensible and the intelligible: Anthropology and the cinema of Marcel Mauss and Jean Rouch.
Ruben Caixeta de Queiroz –
 http://www.vibrant.org.br/issues/v9n2/ruben-caixeta-de-queiroz-between-the-sensible-and-the-intelligible/.

 
in memoriam
Nota de falecimento de John Monteiro (27/03/2013)
 
 

Com profundo pesar a ABA informa o falecimento do Prof. John Monteiro (Unicamp) ocorrido na madrugada do dia 27 de março, em acidente automobilístico na rodovia dos Bandeirantes.
O velório, no salão principal da Biblioteca Octávio Ianni, na UNICAMP/IFCH, foi acompanhado por Bela Feldman-Bianco, colega de John Monteiro no Departamento de Antropologia da UNICAMP e que, como ex-presidente da ABA, representou a ABA nessa cerimônia de despedida.

O ex-presidente da ABA, Roque Laraia, escreveu: “É uma imensa perda para a antropologia brasileira e também para as Ciências Sociais como um todo. Apresento aos familiares de John e aos  colegas da UNICAMP a minha solidariedade neste momento de  grande tristeza”.

O Departamento de Antropologia da Unicamp manifestou o seu pesar dizendo “É com indizível dor que trazemos a triste notícia do falecimento do nosso amigo e colega de Departamento, professor  John Monteiro, na noite de 26 de março. John, além da competência intelectual reconhecida, era um amigo solidário e tinha o bom senso e a polidez como algumas de suas virtudes.  Desde o início deste ano, quando assumiu a Direção do nosso Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), vinha exercendo uma liderança serena, admirada por todos. À sua esposa Helena e os filhos Álvaro e Thomas, e demais familiares, estendemos o nosso conforto e afeto. John será sempre lembrado por nós”.

 
outras notícias
Funai aprova estudo para terra indígena caxixó em Minas Gerais
 
 

A Fundação Nacional do Índio aprovou o estudo que identifica e delimita uma área de 5.411 mil hectares das cidades mineiras de Martinho Campos e Pompéu como área de ocupação tradicional e permanente do povo indígena caxixó. As duas cidades ficam a cerca de 190 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

 
Antropólogas entre os convidados para a Feira de Frankfurt
 
 

A ex-presidente da ABA Manuela Carneiro da Cunha, Professora em Chicago e na USP, e a ex-diretora da ABA Lilia Moritz Schwarcz, global Scholar em Princeton e Professora na USP, estão entre os 70 intelectuais brasileiros convidados para a Feira de Frankfurt, que acontecerá em outubro, na Alemanha.

 
Justiçaa determina que empresa de Eike Batista preserve restingas em APP
 
 

Ibama fará auditoria no local para registrar área de vegetação extinta para construção do Complexo Porto de Açu.

 
Novas usinas nucleares podem ir para Minas
 
 

As próximas usinas nucleares a serem construídas no Sudeste, depois de Angra 3, podem ser instaladas no norte de Minas Gerais, próximo ao rio São Francisco. A área é a preferida na avaliação preliminar feita por técnicos da Eletronuclear e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre os sítios indicados para a construção de centrais nucleares na região. De oito localidades selecionadas no Sudeste, cinco estão no Estado de Minas Gerais.

 
Frente parlamentar quer explicação de presidente do CFM sobre aborto
 
 

 
eventos
Eventos no Brasil
 
 


Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:
 http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

Evento ABA: II Colóquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras / Fronteiras da Antropologia
Data: 20 a 22 de maio de 2013
Local: UFRN
Informações: Chamada para trabalhos e programação

Evento ABA/Sul: Ética na pesquisa antropológica: práticas & pesquisa
Data: 23 e 24 de maio de 2013
Local: Pantheon IFCH – UFRGS – Porto Alegre/RS
Informações: Programação / Oficina








Evento ABA/Sul:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 16 e 17 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I – Campus Reitoria.
Informações:
Divulgação

From academic heritage to Aboriginal priorities: anthropological responsabilities
Data: 05 de abril de 2013
Local: USP
Informações:
Cartaz

Sextas no GREM: Seminários de Pesquisa
Data: 05 de abril de 2013
Local: CCHLA/UFPB
Informações:
 http://grei-ufpb.blogspot.com.br/2013/03/sextas-no-grem-seminarios-de-pesquisa.html

 
Eventos no Exterior
 
 


Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:
 http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

Global South Workshop 2013
Data: 30 de novembro a 07 de dezembro de 2013
Local: Cidade do México
Informações:
Divulgação

 
Exposições
 
 

Exposição Itinerante do Prêmio Pierre Verger 2012 na Galeria Imago, Aliança Francesa com palestra do Prof. Johannes Andreas Valentin “Antropologia e Fotografia: ver e entender”
A exposição é organizada pelo Comitê Antropologia Visual da ABA, liderado por Paula Morgado.
Data: 19 de março a 30 de abril de 2013
Local: São Paulo/SP
Informações:
Folder /  http://www.aliancafrancesa.com.br/francofonia2013/expodebate.htm

 

I Mostra LEME de Filmes Etnográficos na UFCG
Data: 02 de abril de 2013 / As exibições acontecerão de forma quinzenal (respeitando os feriados e os recessos acadêmicos) na UFCG
Local: Bloco Novo da Diretoria do CH – Auditório B-204 / UFCG
Informações:
Cartaz

 
publicações
Chamada para Artigos
 
 

Revista Três Pontos
A Revista Três Pontos divulga o recebimento de artigos para avaliação e publicação em suas edições. A data-limite para envio de trabalhos para o número 9.2, referente ao primeiro semestre de 2013 (Janeiro a Junho), é o dia 07 de abril de 2013. Artigos submetidos fora deste prazo estarão automaticamente inscritos para avaliação para a edição 10.1 (Julho a Dezembro 2013). As contribuições devem ser enviadas para
 revistatrespontos@fafich.ufmg.br. Informações:  http://www.fafich.ufmg.br/revistatrespontos.

Revista Nures – Retificação do Informativo n° 004/2013 |14/03/2013
A revista Nures esta chamando artigos inéditos e resenhas sob a temática: RELIGIOSIDADES E CORPOREIDADES. Os artigos devem ser enviados para
 leilamarrach@uol.com.br até 30 de abril de 2013 e não 30 de março de 2013, como foi divulgado no Informativo n° 004/2013 | 14/03/2013. Informações:  http://revistas.pucsp.br/index.php/nures.

Revista Iluminuras
Convidamos pesquisadores a submeterem artigos, resenhas de livros e documentários para a edição 34 da Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS. O tema será: Paisagem, cultura material e memória. Os artigos devem ser enviados até 30 de setembro de 2013 para:
 flabreu@ufpa.br;  marciabezerrac14@gmail.com ou cadastrados no site da revista. Informações:  http://seer.ufrgs.br/iluminuras/index.

Revista Horizontes Antropológicos
A Revista Horizontes Antropológicos divulga chamada de artigos para seu número 42, com a temática de Sofrimento e Violência. Os artigos devem ser enviados para
 horizontes@ufrgs.br e a data limite para apresentação de artigos é dia 31 de dezembro de 2013. Informações: Chamada em português e inglês.

Vivência: Revista de Antropologia
A Vivência: Revista de Antropologia é uma publicação eletrônica e impressa de periodicidade semestral do Departamento de Antropologia – DAN e da Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS-UFRN e de fluxo contínuo. O periódico está recebendo artigos inéditos, resenhas, traduções, relatos de experiências, e entrevistas pertinentes à antropologia em português, inglês, francês ou espanhol, para o processo de submissão referente ao quadragésimo segundo número da revista. Informações:
 http://www.cchla.ufrn.br/Vivencia/normas_layout.html.

Revista Brasileira de Ciência Política
A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para os seus números 12, 13 e 14, que trarão os dossiês “Maquiavel”, “Teorias da democracia” e “Religião e política”. A edição deve ser lançada em junho de 2014 e o prazo para o envio dos artigos é 31 de janeiro de 2014. Informações:
Divulgação.

 
Revistas – novos números
 
 

Revista Visualidades – v. 10, n. 1 (2012), Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual, dedicado à temática da Cultura Visual.  http://www.revistas.ufg.br/index.php/VISUAL/issue/current.

Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ISSN 2317-0344) – volume 11 (2012).  http://seer.bce.unb.br/index.php/revistapos/.

 
Lançamentos – Livros 2013
 
 

LICEA, Mavis Dora Álvarez (2013), A louca de las Yagrumas e outras mulheres. Brasília: NEAD.

MORI, Veronica Yurika (2013), Diálogo interétnico na escola – A implementação da lei 11.645/08 em Maringá-PR. Quatro Barras: Editora Protexto.

SÁ, Guilherme (2013), No mesmo galho: antropologia de coletivos humanos e animais. Rio de Janeiro: 7Letras.

 
Lançamentos – Livros 2012
 
 

LOPES, Moisés (2012), Homens como outros quaisquer. Subjetividade e homoconjugalidade masculina no Brasil e na Argentina. Jundiaí: Paco Editorial.

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore (2012), Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri. São Paulo: Terceiro Nome.

VITAL, Christina e LOPES, Paulo Victor Leite (2012), Religião e Política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Rio de Janeiro: ISER e Fundação Heinrich Böll Brasil.

 
Outras Publicações
 
 

Cultural Anthropogy em livre acesso em 2014

 

Você já pagou a anuidade da ABA? Fique em dia ligando para 61 3307-3754 ou entrando em contato através do e-mail  aba@abant.org.br. Os cartões de associados/as ABA 2013 estarão sendo distribuídos em breve, dando direito aos livros publicados com o selo ABA Publicações, e descontos em livros e revistas.

Erramos
No Informativo n° 004/2013 | 14/03/2013 na notícia sobre a exposição fotográfica de Nimuendajú exibida em Nashville onde se lê: “fotos inéditas” leia-se:  “com algumas fotos inéditas”.

 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support