Comitê Antropologia Visual

TV ABA Edital (n.01/2015), objetiva a “Disponibilização online de conteúdo videográfico e transmissão online de eventos ao vivo via TV ABA”

Clique aqui para ler o edital.
Anexo 01 – Clique aqui para preencher a Declaração de direito autoral e autorização de utilização de obra videográfica.

separador

Relatórios de atividades do Comitê de Antropologia Visual – Gestão 2013-2014

Leia mais – Jan/15

separador

Festival do Filme Etnográfico do Recife

O V Festival do Filme Etnográfico do Recife durante os dias 28 a 31 de outubro exibiu cerca de 42 filmes em 4 mostras paralelas e 1 mostra competitiva promovido pelo Programa de Pós-graduacão em Antropologia e realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual da UFPE.Durante esses dias aconteceram, cursos, oficinas e fórum de debates sobre o filme etnográfico. Diferentemente de outros anos, o festival desenvolveu um projeto de intercâmbio entre realizadores indígenas, especificamente entre  Curtis Taylor, do povo Martu do deserto ocidental da Austrália e Alexandre, do povo Pankararu do sertão pernambucano. Uma experiência que mereceu um debate com especialistas que atuam com a mídia nativa. O festival premiou os filme “Palavras-Almas”, de Gloria Scappini, do Paraguai, como melhor filme etnográfico, Por dar voz e revelar a dignidade das palavras dos Mbya-Guarani do Paraguai e por realizar um filme que claramente exprime a profundidade de uma pesquisa etnográfica e relação com as pessoas.”Fuera de Foco” dos realizadores Adrián Arce y Antonio Zirión do México, por sua forte estrutura narrativa e relação com os protagonistas e pelas escolhas estéticas e soluções criativas utilizadas para filmar o contexto institucional de uma prisão juvenil. O filme Xilunguine, A Terra Prometida, Moçambique, Inadelso Cossa recebeu a menção especial do júri, pela utilização das imagens que descrevem a migração rural-urbano de uma perspectiva histórica revelando como as pessoas lidam com as dinâmicas identitárias. O filme “O Elefante Branco – Resistência Indígena a Transposição do Rio São Francisco” Pernambuco, dos realizadores Manuela Schillaci, Martina Feliciotti e Lorenzo Grimaldi recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular. Participaram como membros da comissão julgadora: Alex Vailati, Caro Macdonald, Curtis Taylor e Jorane Casto. Visite a pagina do festival para saber mais: www.filmedorecife.com.br.

separador

Relatórios de atividades do Comitê de Antropologia Visual

Leia mais – Jan/13
Leia aqui também a participação do Comitê na Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES – Maio/12

separador

Seminário Imagem, Pesquisa e Antropologia

O Visurb – Grupo de Estudos Visuais e Urbanos da UNIFESP está organizando, com o apoio do CAV – Comitê de Antropologia Visual da ABA – Associação Brasileira de Antropologia, o  Seminário Imagem, Pesquisa e Antropologia que tem por objetivo reunir pesquisadores, grupos, núcleos e laboratórios que atuam em pesquisas na área da antropologia da imagem e do som para discutir suas práticas de pesquisa a partir de uma reflexão sobre questões teóricas, epistemológicas e éticas que envolvem o uso da imagem no âmbito da pesquisa antropológica. O evento deverá ocorrer de 04 a 08 de novembro na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Informações e inscrições: http://visurb-unifesp.wix.com/visurb-unifesp.

separador

Blog do GT de Antropologia Visual

Foi lançado o blog do Grupo Trabalho de Antropologia Visual da ABA (  http://antropologiavisualaba.blogspot.com/) que debate a pesquisa e a produção na antropologia com imagens e sobre imagem (documentário etnográfico, fotografia, etnografia sonora, novas tecnologias) na Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O blog possui:

– A rede de pesquisadores em Antropologia Visual vinculados ao grupo e à ABA, através de núcleos e grupos de pesquisa nas universidades do país.

– Informações sobre próximos eventos, prêmios e atividades do grupo

– Histórico de atividades do grupo

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: 0xx (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2018 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support